5 dicas de como evitar compras por impulso

Já falamos aqui no blogue sobre como conseguir novos looks sem despesa e hoje vamos falar de um assunto que atinge diversas pessoas: as compras por impulso.

Elas, além de comprometerem um orçamento que poderia ser destinado a outros bens e serviços a médio e longo prazo, causam, após a euforia, a sensação de: por que eu comprei isso mesmo?

Segundo pesquisa realizada com 601 consumidores de todas as regiões do Brasil, com idade igual ou maior a 18 anos e de diversas classes sociais, divulgada em 2017, do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), quatro em cada dez brasileiros compram por impulso, onde mais de um terço (36,3%) dos entrevistados admite que o ato de fazer compras é uma forma que eles encontram para aliviar o estresse do cotidiano, principalmente as mulheres (43,7%) e os consumidores das classes A e B (40,2%). Além disso, quase a metade dos consumidores (47,7%) admite fazer compras para se sentir bem.

Ufa! Foram muitas informações, mas transformamos todas elas em dicas para evitar as compras por impulso.

1) Defina metas do quanto você pretende gastar por mês. Após isso, o ideal é tentar não as ultrapassar. Já diz um sábio ditado “o importante não é quanto você ganha, mas como gasta seus recursos.”

2) Identifique os valores que você gasta por mês e para onde eles estão sendo direcionados. Analise onde é possível economizar. Se você costuma almoçar fora todos os dias ou ir a happy hours ao final de cada expediente, experimente diminuir um pouco.

3) Se, do nada, bater aquela vontade de comprar objetos que você já possui, respire e pense um pouco melhor se você realmente precisa dele.

4) Evite levar cartão de crédito para todos os locais. Ele é o líder de nomes negativos nos programas de crédito. O ideal é usá-lo quando for fazer uma compra grande e pensada.

5) Faça uma lista de compras! Ela ajuda a organizar e planejar melhor os gastos que você precisará fazer.

Informações: SPC Brasil

Marcações

Você também pode gostar

Deixe uma resposta