5 dicas para quem quer abrir a primeira unidade de sua franquia

Se você já decidiu em investir neste mercado promissor, este conteúdo é para você! Preparamos algumas dicas que vão te ajudar nesta trajetória. Confira!

  • Planejamento

O planejamento de um modo geral do seu negócio é ferramenta indispensável. Utilizar planners e listar as ações que precisam ser concluídas periodicamente podem te auxiliar a não se perder mediante a inúmeras tarefas a serem realizadas. Outro ponto essencial, espera que as contas da empresa não se misturem com as despesas pessoais. Faça uma planilha que tenha os gastos fixos, os gastos variáveis e o faturamento esperado no mês. Ao final, faça um balanço e um relatório para mensurar os resultados. Não esqueça as reservas para os primeiros meses de operação e para os períodos de menor faturamento. Lembre-se de que no início o negócio pode demorar um pouco a engrenar. Esteja preparado!

  • Analise cuidadosamente a Circular de Ofertas de Franquia (COF)

COF é um documento onde é necessário que tenha detalhadamente todas as informações do contrato a ser firmado. Deve constar esclarecimentos financeiros, jurídicos, comerciais e operacionais. Pela Lei de Franquia, é exigido que o franqueado receba a COF em mãos, com pelo menos, 10 dias de antecedência. Assim, o futuro empreendedor poderá analisar bem a proposta e validar os dados contidos no contrato.

  • Escolha bem o ponto comercial

Este é um dos itens de maior importância para o sucesso do seu negócio. O local adequado é aquele que gera consumidores suficientes para o negócio acontecer. É interessante analisar a visibilidade, o fluxo de pessoas, o acesso e até mesmo o passado do local. Se ainda tem dúvidas sobre o lugar, é indicado que você peça orientação ao franqueador e contar com todo o know-how de quem entende do assunto.

  • Uma boa administração

O empreendedor precisará de preparo, gestão e bom relacionamento interpessoal. Por isso, é necessário investir no processo de aprendizagem da gestão de negócio e frequentar cursos de formação. Além do mais, é de responsabilidade do franqueado manter os padrões de qualidade da empresa que vai investir, por isso a equipe de funcionários deverá ser orientada para manter o padrão da franquia. Aproveite ao máximo os programas de treinamento oferecidos pelo franqueador que repassará os conhecimentos fundamentais para o time. Assim, estarão alinhados e regrados para andar em conjunto no desenvolvimento do negócio.

  • Tenha dedicação em tempo integral

O envolvimento e trabalho do franqueado no dia a dia é essencial. Assim, a empresa tenderá a evoluir mais rápido. Prepare-se para trabalhar muito, e logo, obter o sucesso como fruto de muito esforço!

Leave A Reply

Navigate