Aprenda a contornar o rosto

Foi-se o tempo em que, para sair de casa, base, pó e corretivo preparavam bem a pele. Hoje as maquiagens não servem só para embelezar o rosto, mas também para corrigir pequenas imperfeições que incomodam as mulheres. É importante levar em consideração o formato do rosto para fazer um contorno correto e deixar a produção ainda mais poderosa.

Mesmo que não seja muito comum reparar no formato do rosto das pessoas, saber identifica-lo é o primeiro requisito para garantir uma make linda e de acordo com as feições de cada um. Existe um contorno diferente para cada tipo de rosto. O tipos mais comuns são os ovais, quadrados, triangulares, triangulares invertidos e redondos.

Para fazer o contorno você precisa utilizar um corretivo mais escuro que o tom da sua pele e um outro mais claro, que servirá como iluminador, peças chaves para uma maquiagem contornada bem feita.  A regra é clara: o que você quer esconder, deve ser contornado com corretivo escuro e a parte que você deseja enaltecer, deve ser iluminada. É bom sempre utilizar um pincel ou esponja para que o efeito seja uniforme e a pele não fique muito marcada.

Formato de rostos

verao__pele-4

Imagem: Pinterest

Coração – Têmporas como a parte mais larga da face e queixo levemente pontudo
Com um pincel, aplique o produto três tons mais escuros nas laterais da testa, têmporas e abaixo dos ossos das maçãs do rosto. Isso deixa os ângulos da face marcados. Finalize demarcando também as laterais do nariz e esfume para que a marcação não fique aparente. Com um pó bronzeador, você pode “aquecer” um pouco as bochechas, aplicando-o sobre a linha do contorno feita abaixo das maçãs. Em seguida, aplique um pouco de pó na ponta do queixo, assim ele vai aparecer menos pronunciado. Com um iluminador, destaque o que você tem de melhor, aplicando-o no centro do queixo, topo do nariz, centro da testa e região logo abaixo dos olhos. Para finalizar, esfume os três tons aplicados no rosto fazendo movimentos circulares suaves, de preferência, com pincel.

 

verao__pele-2-2

Imagem: Pinterest

Retangular – longo e levemente estreito, os ossos da testa, maçãs e maxilares tem mais ou menos a mesma largura.
Com a base mais escura, faça uma linha em toda a raiz do cabelo. Isso dá a impressão de que a testa é mais curta. Em seguida, faça um triângulo abaixo das maçãs para afiná-lo. Ponte a ponta do queixo e laterais do nariz. Esfume. Use o pó bronzeador para contornar as linhas escuras que você fez com o corretivo, exceto a região do nariz.  Aplique um pouco de pó no pincel e esfume bem conforme for refazendo o contorno em todo o rosto. Com o iluminador, faça um triângulo invertido no meio da testa e aplique no alto do nariz, no centro do queixo e na região abaixo dos olhos. Para finalizar, esfume os três tons aplicados no rosto, fazendo movimentos circulares com pincel.

 

verao__pele-3-2

Imagem: Pinterest

Quadrado – laterais da face mais retas, altura e largura do rosto tem mais ou menos o mesmo comprimento.
No rosto quadrado, o contorno ajuda a criar ângulos abaulados, ou seja, mais arredondados. Use o corretivo mais escuro nas laterais da testa e na região entre as orelhas e o maxilar. Você também pode fazer dois traços nas laterais do nariz para que ele pareça mais fino. Esfume. Para um efeito mais natural, aplique o pó criando uma linha que deve começar próxima ao alto da orelha e que vai até a região próxima à boca. Faça um triângulo invertido na testa e aplique um iluminador também no alto do nariz, abaixo dos olhos e no centro do queixo. Finalize esfumando tudo com pincel em movimento circulares.

 

 

verao__pele-4

Imagem: Pinterest

Oval – Mais comprido na vertical do que na horizontal, o maxilar é arredondado.
Com o corretivo mais escuro, desenhe um triângulo em cada lateral do rosto (da altura das orelhas, terminando próximo à boca). Marque as laterais do nariz, se quiser afiná-lo. Esfume para que não fique marcado. Com um pincel de contorno ou blush, aplique o pó bronzeador logo acima da marcação. Isso vai garantir um resultado mais natural. Aplique o iluminador no centro da testa, alto do nariz e abaixo das olheiras. No queixo, aplique o produto bem na pontinha para criar a impressão de que ele é mais largo. No final, esfume tudo com um pincel em movimentos circulares.

 

 

verao__pele-3

Imagem: Pinterest

Redondo – seus ossos das maçãs são a parte mais larga do rosto e o maxilar é arredondado.
Utilizando o corretivo três tons mais escuro que o tom da sua pele, contorne as laterais do rosto, começando pelas têmporas e descendo até alcançar a região do maxilar. Esse processo vai dar um efeito mais ‘slim’ às suas feições. O pó bronzeador serve para potencializar o efeito do contorno e aumenta a durabilidade da make. Aplique-o na linha pouco abaixo das maçães, partindo das orelhas até quase chegar à boca. Para deixar a testa mais comprida, finalize esfumando os três tons em movimentos circulares com pincel.

 

 

 

Confira o vídeo da maquiadora Fernanda Vieira. Ela utiliza o Glam Contour & Correct Palette para fazer um contorno no rosto e ainda finaliza com o HD Powder! Ficou espetacular! 🙂

Marcações

Você também pode gostar

Deixe uma resposta