Como manter o cabelo bem cuidado durante a atividade física

shutterstock_167044400-1

Não importa qual a atividade física que você pratica, com certeza você já sentiu algum incômodo com relação aos cabelos durante a prática dos exercícios. Manter as madeixas bem cuidadas e saudáveis quando se pratica atividades físicas com frequência pode ser um desafio. Mas com algumas dicas e cuidados básicos, seu cabelo vai estar sempre bonito e bem tratado!

Antes do exercício
O maior vilão dos cabelos de quem pratica atividade física é o suor. Composto basicamente por água, sais minerais e cloreto de sódio (sal), o suor pode ressecar os fios e torná-los opacos e sem brilho, além de aumentar a queda de cabelo. Para evitar esses problemas, é importante mantê-los sempre bem presos durante os exercícios. Um rabo de cavalo, uma trança bem firme ou um coque apertado podem ajudar. Além disso, é interessante também usar uma faixa de tecido absorvente para prender a franja e as laterais, evitando que os fios entrem em contato com a pele e com o suor. Mas tome bastante cuidado na hora de prender os cabelos. Escolha elásticos forrados com tecido, pois estes agridem menos os fios e diminuem o risco de quebra. Aplicar um creme leave-in e não prender os fios com força excessiva também são cuidados importantes.

Depois do exercício
Depois de praticar atividade física, é importante lavar os cabelos para remover a sujeira e o suor acumulados no couro cabeludo. Investir em shampoos com pH neutro, sem sal e com ingredientes como ceramidas e queratina, ajuda a fortalecer os fios, aumentando o brilho e cuidando do controle da oleosidade. Depois da lavagem, utilize um condicionador com silicone ou D-pantenol. Ele ajuda a blindar os cabelos e dá proteção extra. É importante também fazer hidratações profundas com frequência. Cabelos quimicamente tratados (tintura, progressivas e relaxamentos) o indicado é que essa hidratação aconteça uma vez por semana, pelo menos. E quem tem cabelos sem química pode dar um espaço de quinze dias entre uma hidratação e outra.

Pra quem se exercita ao ar livre
A prática de esportes ao ar livre vem se popularizando nos últimos tempos. E ela traz diversos benefícios à saúde, mas também pode prejudicar seu cabelo. Você precisa tomar alguns cuidados extras pois, o acúmulo de suor combinado com a ação do sol e a poluição do ar, podem causar sérios danos aos fios. Para se proteger dos raios solares, podem ser usados chapéus ou bonés feitos com tecidos leves que evitam o abafamento do couro cabeludo. É indicado também aplicar um creme com protetor solar na fórmula. Afinal, proteção nunca é demais, não é?!

Pra quem se exercita na piscina
A ação do cloro utilizado na limpeza da piscina pode causar um ressecamento ainda maior dos fios se comparado à ação do suor, além de causar desbotamento na cor dos cabelos, dependendo do tempo de exposição à água da piscina. Para proteger os fios, invista em óleos ou cremes especiais com silicone, que formam uma película protetora evitando a ação do cloro. A hidratação do cabelo também deve ser frequente, especialmente em cabelos quimicamente tratados. Isso vai evitar o enfraquecimento dos fios e ressecamento.

Aquela desculpa de não praticar atividade física por conta do suor não cola mais, hein?! Agora você já sabe como cuidar dos cabelos para que eles sigam saudáveis e você continue desfilando linda por aí!

Marcações

Você também pode gostar

Deixe uma resposta