Como prevenir e tratar calos

2016-09-26

Irritantes e, por muitas vezes, dolorosos, os calos são um tormento na vida de quem precisa estar sempre em cima do salto. Mas, o que são calos? O que fazer para preveni-los? É o que o Sobrancelhas.com vai te contar agora! Confere aí!

Calos e calosidades são espessamentos que se formam com o atrito da pele com uma área de pressão excessiva. Pele áspera, ranhuras, área de pele escamosa e seca e dor ou sensibilidade da área afetada são os sintomas dos calos. Pessoas com pele mais frágil ou problemas de circulação devem consultar um médico a qualquer sinal de calosidade.

Para prevenir, a primeira dica é a mais simples e a mais difícil de ser seguida, principalmente pelas mulheres: usar sempre sapatos confortáveis e, de preferência, sem salto! Difícil, né? A gente sabe! 😉

Outra dica importante é deixar as unhas dos pés sempre bem cortadas e lixadas. A pressão contínua do sapato sobre elas força as juntas dos dedos contra o calçado e forma as calosidades.

Mas agora, os calos já existem e você precisa tratá-los. O que fazer? Pra começar, um bom escalda-pés é uma saída. Mergulhar os pés em solução de sais e água morna relaxa e ajuda a aliviar a dor, além de amaciar as áreas endurecidas, que facilita o lixamento e hidratação.

escaldapes

Use sempre produtos específicos para os pés. Eles tem propriedades que tratam as calosidades, ressecamentos e asperezas, além de hidratar. E nunca, nunca, nunca, sob nenhuma hipótese, fure ou corte os calos. A prática, apesar de comum, não é recomendada, pois pode causar sangramentos e até infecções.

Apesar de extremamente importantes, os pés são as partes mais negligenciadas do corpo. Como dizem os mais velhos, cuidado nunca é demais. Então, cuide-se!

Marcações

Você também pode gostar

Deixe uma resposta