Conheça Bonito – MS

03-min (1)

Rios de águas transparentes, cachoeiras, grutas e cavernas, fauna e flora exuberantes ocupando uma vegetação que mistura Cerrado e Mata Atlântica. Essas são apenas algumas atrações de Bonito, município no sudoeste de Mato Grosso do Sul, a 300km da capital, Campo Grande.

Polo de ecoturismo no Brasil, a cidade recebeu em 2013 o prêmio de melhor destino de turismo responsável do mundo. E opção de diversão é o que não falta! Os turistas podem visitar as grutas, tomar banho em cachoeiras e rios de águas cristalinas, percorrer trilhas ou circuitos nas árvores, descer trechos dos rios praticando flutuação ou em botes, boias, pranchas de stand up paddle ou caiaques infláveis, passear de quadriciclo, a cavalo ou bicicleta. Para os mais radicais, ainda existem opções de rapel e mergulhos. Ufa! Diversão realmente não falta!

Existem atrações para todos os perfis de visitantes em Bonito. Vale a pena se aventurar e conhecer a cidade que tem beleza até no nome!

Lago Azul
Cartão postal do município, a gruta do Lago Azul já serviu de cenário para filmes e novelas. A cavidade tem 60 milhões de anos e é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1978. Dentro há um laco com água cristalina que, devido à refração da luz, torna-se azul, originando o nome.

A profundidade do lago é desconhecida. O máximo que um mergulhador já desceu foi 87m. Dentro dele já foram descobertos fósseis de uma preguiça-gigante e de um tigre-dente-de-sabre, ambos, animais pré-históricos.

A gruta, localizada à 20km da cidade, recebe 305 visitantes por dia. As visitações ocorrem sempre das 7h às 14h e demoram em média 1h30 entre descida e subida. A idade mínima para o passeio é de 5 anos e os grupos de visitantes têm, no máximo, 15 pessoas.

A visitação se inicia numa trilha de 300m que termina na gruta. Em seguida, se inicia uma descida dentro da gruta de uma escadaria com 298 degraus que termina em  um deck para contemplação. O preço varia entre R$ 45 e R$ 60, dependendo da temporada.

Dicas de viagem
O ideal é planejar com antecedência uma viagem para um período de baixa temporada. Assim, é possível encontrar preços mais acessíveis e até 25% mais baixos. Repelente e protetor solar são itens indispensáveis para uma estadia tranquila em Bonito. O mais indicado é levar na mala! Assim, você economiza e usa o produto de sua preferência.

A visitação para os pontos turísticos ocorre por meio de aquisição de vouchers, disponíveis em agências de turismo na cidade. Esses cupons garantem que sejam respeitados os limites de visitação dos pontos.

Hospedagem
Bonito conta com uma cadeia turística que conta com 84 hotéis e pousadas que, juntos, oferecem quase 6 mil leitos e empregam, direta e indiretamente, metade da população do município. A cidade recebe, em média 450 mil visitantes por ano.  O desenvolvimento da atividade turística em Bonito atrai visitantes de vários estados e países.

E aí? Se animou? Então planeje direitinho a viagem, faça as malas e vá conhecer Bonito, a cidade que tem beleza até no nome! 😊

Marcações

Você também pode gostar

Deixe uma resposta