Conheça Jericoacoara!

Jericoacara (ou simplesmente Jeri, para os íntimos) é um lugar fora do comum. A praia, localizada no município de Jijoca, é um paraíso no litoral cearense que fica a pouco mais de 3h da capital, Fortaleza. As ruas, cobertas de areia, trazem o ar ainda bem rústico do local que, há pouco mais de 20 anos, era apenas uma vila de pescadores isolada do mundo e visitada somente por viajantes aventureiros.

Não existiam em Jeri estradas nem eletricidade, os jornais não chegavam e pouco se utilizava dinheiro. Com a popularização da vila, ao longo dos anos vieram as hospedarias, pousadas e hotéis, bares e restaurantes. A praia ficou famosa por ser uma das mais bonitas e longas do mundo. Jericoacoara é cercada por dunas e lagoas de água doce.

Em 1984, a localidade foi declarada área de proteção ambiental e, em 2002, foi nomeada Parque Nacional, ampliando seu status. Graças a isso, a vila foi crescendo de forma positiva e responsável, afim de proteger a beleza e a simplicidade de Jeri. A maioria dos locais de hospedagem oferecem charme e sofisticação sem grandes luxos.

Temperatura
Você pode visitar Jeri o ano inteiro. As temperaturas médias variam entre 35° no verão e 22° no inverno. A época de chuva vai de janeiro a junho, quando se formam belas lagoas. A partir de agosto, os ventos ficam mais fortes, ideais pra quem pratica kitesurf e windsurfe.

Paisagens e pontos turísticos
O acesso à vila é feito apenas através de veículos com tração nas quatro rodas. O turista que vai de carro deixa seu automóvel num estacionamento em Jijoca e segue de transfer até o local da hospedagem. Agora também é possível chegar de avião. Foi inaugurado este ano um aeroporto internacional no município de Cruz, a 48km de Jeri. Por enquanto, o terminal opera apenas com voos nacionais mas a pretensão é que, em breve, os voos internacionais comecem a aterrissar no local, trazendo turistas de várias partes do mundo.

A viagem à Jeri só fica completa se você conhecer as belas lagoas da região, com redes de descanso montadas pouco acima das águas mornas e tranquilas. Para chegar até elas, é preciso utilizar um veículo 4×4, desculpa perfeita para fazer um passeio de jipe! Vale também a visita à Pedra furada e praia da Malhada e Preá.

Outra atração bacana em Jeri é o pôr do sol visto da duna alta que fica próxima à vila. O espetáculo da natureza é de encher os olhos e o coração. Algumas pessoas aproveitam para descer a duna praticando sandboard.

Jericoacoara é mesmo um paraíso ainda pouco conhecido. Vale se programar e organizar uma visita. Para aproveitar a praia e conhecer todos os pontos turísticos, o visitante precisa de, pelo menos, 4 dias no local. Programe-se! Conheça Jeri!

Marcações

Você também pode gostar

Deixe uma resposta