Hidratação: aprenda a proteger os lábios no outono

Fernanda

A chegada do outono anuncia novas tendências, cores e aromas. Porém, hábitos antigos de cuidados com a pele devem permanecer e, até mesmo, serem redobrados para que a beleza e a saúde sejam mantidas nessa estação. Começando pelos lábios, os mais afetados pelo ressecamento e as famosas rachaduras.

A pele dos lábios é mais fina que a pele do restante do corpo, pois ela não possui glândulas sebáceas, sendo mais suscetível ao ressecamento. Nas baixas temperaturas, a região fica predisposta à desidratação, pois fica exposta o tempo todo.

O que faz o lábio rachar
Aliados ao frio e à menor umidade do ar durante o inverno, alguns outros fatores podem ajudar no ressecamento da pele:

– ar-condicionado quente: o ar aquecido diminui ainda mais a umidade do ar. A dica é usar artifícios que umidifiquem no ambiente, que podem ser uma toalha molhada ou uma bacia com água.
– passar a língua nos lábios: tentar umedecer os lábios com saliva piora ainda mais o ressecamento. A saliva tem um pH ácido e enzimas digestivas que agridem a pele fina da região.
– tomar bebidas muito quentes que provoquem queimaduras nos lábios, contribuindo para rachaduras.
– sol: como não sentimos tanto os efeitos do sol nas estações mais frias, esquecemos de nos proteger e acabamos queimando a pele e  os lábios, além de facilitar infecções.

Protegendo os lábios
– use hidratantes labiais com componentes como vitamina E, lanolina, pantenol e ceras vegetais.
– dê preferência a protetores labiais com fator de proteção solar (FPS) para que os lábios fiquem protegidos dos raios solares dirante o dia. Vale aplicar o protetor por cima do batom.
– reaplique o protetor várias vezes ao dia, pois sempre que comemos ou falamos ou bebemos algo retiramos o produto dos lábios, deixando-os desprotegidos
– opte sempre por batons que contenham ativos hidratantes (como o Hydra Creammy da SD MAKE•UP). Dessa forma, você terá os lábios sempre coloridos e hidratados.
– evite usar gloss nesse período. Ele tende a deixar os lábios ainda mais ressecados.

Não esqueça de se hidratar!
Como transpiramos menos durante o inverno, acabamos, automaticamente, bebendo menos água. Mas é importantíssimo hidratar o corpo através da água. Isso evita o ressecamento da pele, consequentemente, dos lábios.

Se os lábios já estiverem bem rachados e ardendo, algumas opções caseiras podem ajudar:
– compressas de chá de camomila frio para ajudar a diminuir a dor a inflamação.
– produtos espessos, como pomadas para assadura infantil, que tratam e previnem novas rachaduras.
– se a dor continuar e as rachaduras não se recuperarem, é hora de procurar um dermatologista para que ele faça um diagnóstico correto e receite um tratamento adequado.

É importantíssimo lembrar que você NUNCA deve puxar as peles soltas dos lábios! Ao fazer isso, você machuca, cria fissuras e aumenta o risco de infecções. Sem falar na dor e desconforto dos cortes! Não façam isso!!!

Marcações

Você também pode gostar

Deixe uma resposta