Interessado em abrir uma franquia? Confira dicas para acertar na escolha do negócio

Muitas dúvidas podem surgir com a decisão de abrir uma franquia. Na hora de escolher a marca perfeita para investir seu tempo, esforço e capital, é preciso pesquisar bastante a respeito do segmento, do público, do mercado, da concorrência e do histórico da empresa. A seguir, confira as 6 principais dicas para escolher a melhor franqueadora:

1 – Escolha um ramo com qual se identifique

É essencial que o empreendedor se identifique com o ramo e o tipo de negócio que quer adotar. Escolha uma atividade que lhe dá prazer e garanta mais chances de bons resultados!

2 – Pesquise o histórico das marcas

Após escolher o segmento, procure quais as marcas de mais destaque dentro dele. Em seguida, busque quais delas possuem modelos de negócios disponíveis. Essa etapa requer cuidado e atenção! Investigue sobre o tempo da empresa no mercado, quantas unidades possui e a opinião dos consumidores. Além disso, visite as lojas e converse com outros franqueados. Dessa forma, é mais fácil reconhecer possíveis prós e contras.

3 – Analise bem a COF

A Circular de Ofertas de Franquias (COF) é o documento que o franqueador deve entregar ao interessado dez dias antes da efetivação da compra da franquia, em que constam todas as suas regras e as definições dos papéis de ambas as partes. Leia com calma e tire todas as dúvidas antes de assinar a minuta do Contrato de Franquia.

4 – Saiba qual sua real capacidade de investimento

Vale lembrar que além do investimento inicial para a implantação, você precisará ter capital de giro e uma reserva para manter a empresa durante os primeiros meses, enquanto o prazo de retorno esperado não é alcançado.

5 – Aproveite os treinamentos oferecidos pela franqueadora e respeite as normas definidas

Tenha em mente que os primeiros meses de funcionamento são de aprendizado e amadurecimento do seu negócio. Participe de todos os treinamentos e receba as orientações repassadas pela franqueadora. Além disso, lembre-se de que você deve atuar conforme o que foi acordado em contrato.

6 – Dedique-se ao seu negócio

É um grande erro pensar que, por se tratar de uma franquia, a sua empresa não precisará do seu empenho pessoal e do seu acompanhamento no cotidiano. O empreendedor precisa avaliar de perto o andamento do negócio, se relacionar com o público, motivar a sua equipe e estar a par de tudo que acontece dentro da empresa. Seja o principal interessado no seu sucesso!

Gostou das dicas? Compartilhe com um amigo ou, quem sabe, com o seu futuro sócio nessa empreitada!

Leave A Reply

Navigate