Mitos e verdades sobre cuidados com as unhas

03 (1)-min

Todo mundo sempre tem uma dica na manga quando o assunto é beleza das unhas. É um tal de “precisa dar uma pausa entre uma esmaltação e outra” pra cá, um tal de “faz mal retirar as cutículas” pra lá, um “esmaltes escuros fortalecem as unhas” “pracolá”! Mas, o que é realmente verdade nisso tudo? O que funciona mesmo? Listamos aqui alguns mitos e verdades sobre cuidados com as unhas. Confere aí!

“Acetona dissolve esmaltes endurecidos”
Verdade! A acetona consegue dissolver o esmalte e deixa-lo com uma textura mais homogênea. Entretanto, não é a melhor solução para esses casos pois a acetona tem substâncias que podem causar o ressecamento das unhas e da pele ao redor dos dedos. A acetona também resseca as unhas. O ideal é optar sempre pelo removedor.

 “Formol no esmalte fortalece as unhas”
Verdade. Porém, além de não ser indicado para pessoas alérgicas, o fortalecimento dado pelo formol é temporário e, depois de um tempo, as unhas podem acabar ficando quebradiças. O ideal é sempre buscar a ajuda de bases fortalecedoras com substâncias específicas para as unhas, como queratina, por exemplo.

“Retirar a cutícula é prejudicial”
Verdade. Por funcionar como uma barreira que impede a proliferação de bactérias, fungos e micro-organismos, o correto, segundo dermatologistas, é mantê-la intacta. Mas quem não consegue parar de removê-las, o ideal é que retire somente o excesso, sem aprofundar muito.

“É preciso dar uma pausa entre uma esmaltação e outra.”
Verdade. Usar um esmalte atrás do outro pode causar fungos e deixar as unhas com indesejáveis manchinhas brancas. Mas se você não consegue ficar sem cor nas unhas por uma semana inteira, experimente remover o esmalte um dia antes da manicure e massagear as unhas com um óleo hidratante específico para a região.

“Esmaltes escuros deixam as unhas mais resistentes.”
Mito. A fórmula dos esmaltes é a mesma. O que causa a sensação de unhas mais fortes é a consistência entre as cores claras e escuras.

“Água fria evita que o esmalte fique cheio de ‘bolinhas’.”
Verdade. Quando a temperatura do corpo está quente, o esmalte fica molhado por mais tempo e, por isso,  chance de ficar com aspecto empelotado é bem maior. No calor, o ideal é lavar as mãos em água fria logo após terminar a esmaltação.

“Esmalte colorido mancha a unha”
Mito. Qualquer esmalte só mancha a unha se não for removido corretamente. Entretanto, o uso constante de cores mais fortes pode deixar as unhas com um tom amarelado. Isso se dá quando as unhas estão porosas e a pessoa sempre usa esmalte com muito pigmento.

E aí? Qual sua cor preferida para as unhas? Conta pra gente!

Marcações

Você também pode gostar

Deixe uma resposta