Moda Plus Size: Entrevista com Flávia Durante

Até pouco tempo não havia uma preocupação do mercado com as pessoas que possuíam um manequim acima do 44. A situação era a seguinte: entrar em uma loja, gostar de uma roupa e não ter o tamanho. Sentimento de exclusão, de não poder estar na moda da forma que se é.
Ainda bem que a sociedade se modernizou e decidiu incluir as pessoas que vestem acima de 44. Não é questão de números e sim da liberdade de escolher qual corpo se quer ter. O estilo plus size vai além de moda, ajuda as pessoas a terem auto estima e aceitarem seu corpo e o mudarem se for da vontade delas.

 

ENTREVISTA

Fala, Flávia Durante!

“A gente tem que fazer o que está ao nosso alcance e aos poucos vamos mudando o nosso entorno e influenciando outras pessoas a fazer o mesmo.”

Jornalista, empresária, colunista e militante.

Blog Sobrancelhas.com: Flávia, você que estudou jornalismo, é DJ, empresária, colunista e militante, como avalia a mudança em relação à moda plus size?

Sem dúvida, há muito mais opções do que há 5 anos, porém para quem tem um poder aquisitivo melhor, mora nos grandes centros e veste até o 54. Ainda há muita exclusão dentro do próprio mercado plus size, que continua excluindo pessoas gordas com um porte maior. Quem veste acima do 60 continua tendo muitas dificuldades para se vestir de acordo com as tendências atuais da moda.

Blog Sobrancelhas.com: Você utiliza o jornalismo como ferramenta de quebra de tabus e também da ditadura da beleza, como surgiu a ideia de trabalhar com essa temática?

Por eu ser uma mulher gorda e não me identificar com as pautas dos mesmos dos lugares onde trabalhava, tentava trazer mudanças para esses veículos. A gente tem que fazer o que está ao nosso alcance e aos poucos vamos mudando o nosso entorno e influenciando outras pessoas a fazer o mesmo.

Foto: Ana Shiokawa

Blog Sobrancelhas.com: Em algum momento você já se sentiu excluída por conta do peso?

Quando comecei a engordar, aos 20 e poucos anos, comecei a me sentir totalmente excluída pela moda, pela sociedade, a ser xingada na rua, na internet. Mas nunca me vi como errada, via o mercado de moda como burro, preconceituoso e ultrapassado por não atender pessoas de todos os tamanhos. E nunca admiti ser maltratada por ser gorda, nunca baixei minha cabeça por isso.

Blog Sobrancelhas.com: Você é um exemplo para muitas mulheres por sua autoestima e trabalho. Como é participar e poder influenciar uma mudança de comportamento? Como é ser empresária nesse ramo?

É muito gratificante acompanhar essa mudança! Vejo, mesmo dentro do Pop Plus, mulheres que chegavam tímidas, até mesmo com vergonha de serem fotografadas, hoje já não terem mais medo de ousar com determinadas peças de roupas, adorarem ser retratadas. Elas estão encontrando seu estilo e sua identidade de moda. Esse acaba sendo o maior pagamento por isso tudo.
Não é fácil ser empresária nesse ramo, pois muitos ainda veem como uma brincadeira, algo exótico, não como um trabalho super sério. Mas estamos aí mostrando que o Pop Plus e a moda plus size vieram para ficar.

Foto: Robson Leandro da Silva

 

Blog Sobrancelhas.com: Você já deixou de usar alguma peça de roupa por elas não serem indicadas para plus size, listras por exemplo?

Nunca, jamais! Só deixo de usar algo quando ainda não encontro no meu tamanho. Ou quando não gosto.

Blog Sobrancelhas.com: Deixa um recado para as nossas leitoras que se sentem inseguras e têm a autoestima abalada pelo preconceito que, infelizmente, ainda sofrem.

Todo mundo tem direito de mudar se achar que não está feliz. Mas, se você é feliz como é, ninguém pode interferir, seja firme e levante a cabeça, pois quem cuida de sua vida é você. Minha luta é por autonomia, liberdade, mas, acima de tudo, por respeito!

 

 

Foto: Ana Shiokawa

Flávia Durante, 41 anos, é comunicadora, DJ e empresária nascida em São Paulo e criada em Santos. Desde 2012, produz o Pop Plus, feira de moda e cultura plus size que acontece quatro vezes por ano em São Paulo, com média de público de 12 mil pessoas por edição. Ao longo destes seis anos, tem desmistificado conceitos e conselhos que mulheres (e homens também) vêm ouvindo há décadas em relação à moda.

www.popplus.com.br
http://flaviadurante.blogosfera.uol.com.br
Twitter/Instagram @flaviadurante
www.facebook.com/flaviaduranteblog

Marcações

Você também pode gostar

Deixe uma resposta