Por que investir numa franquia?

Investir no próprio negócio é o sonho de muitos brasileiros. Para isso, é necessário ter mais do que uma ideia inovadora e um bom capital de giro.  A partir do momento em que se decide empreender, é preciso estar preparado para uma longa e mágica empreitada. Pesquisa, planejamento, foco, determinação, paciência e ousadia são requisitos fundamentais para quem está motivado a ser o seu próprio patrão e se tornar um case de sucesso no mercado.

O setor em números

Seja qual for o segmento e o modelo de negócio a ser adotado, abrir uma empresa do zero implica muitos desafios e responsabilidades, mas o caminho pode ser menos complicado do que se imagina.

O setor de franquias é uma opção atraente para quem quer ter o seu negócio sem atirar completamente no escuro. Não é à toa que ele representa um dos segmentos que mais cresce no Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), somente no primeiro trimestre de 2019, o setor cresceu 7% em relação ao mesmo período do ano passado, totalizando 157 mil unidades de franquias em funcionamento e um faturamento de 7,5% no acumulado de 12 meses até março.

A possibilidade de largar à frente no mercado com um modelo de negócio já formatado e consolidado tem conquistado cada vez mais empreendedores. As franquias proporcionam mais segurança no que diz respeito à implantação de uma empresa, diminuindo os riscos inerentes à abertura de novos negócios, além de apresentarem uma baixa taxa de mortalidade com relação a outros modelos de empreendimento. De acordo com a Rizzo Franchise, Dun & Bradstreet IFA*, enquanto 85% das empresas de varejo ou pequenos negócios fecham as portas após cinco anos de mercado, apenas 8% das unidades de franquia encerram suas operações após o mesmo tempo de existência.

Vantagens

Ao escolher um ramo com o qual se identifique e investir numa franquia, o franqueado passa a contar com todo suporte da marca para cada etapa da abertura e manutenção de sua empresa, por meio de orientações e treinamentos. Além disso, inicia de maneira mais assertiva, já conhecendo a fundo o perfil do cliente, as melhores estratégias e tendo os produtos e serviços já testados no mercado. Somado a tudo isso, a credibilidade, a força e a exposição de um negócio já reconhecido pelo público significam um grande salto em direção ao sucesso.

O setor de Saúde, beleza e bem-estar está no top 5 dos ramos que mais cresceram em 2019, apresentando um índice de crescimento de 9,2%.

Mesmo com todas as vantagens, o empreendedor ainda precisa ter em mente que o sucesso também é fruto do esforço, da atenção, responsabilidade e dedicação. Se essas são características pessoais do empreendedor, o reconhecimento, a maturação do negócio e o retorno financeiro surgem num prazo ainda mais animador.

*Consultoria especializada em estruturação e implantação de franquias

Leave A Reply

Navigate