Qual a forma correta de lixar as unhas?

Lixar as unhas é um ato simples e até corriqueiro, mas qualquer erro pode deixa-las tortas ou curtas demais, acabando com a harmonia nas mãos. Além de deixar o formato das unhas bonito, lixar serve também para remover impurezas e células mortas. E vocês sabiam que se as unhas não forem lixadas de um jeito correto, isso pode provocar quebra e descamação? O blog procurou saber qual é esse jeito certo de lixar as unhas e trouxe pra vocês algumas dicas de como lixar as unhas da forma correta e mantê-las mais fortes e inteiras. Confira!

Nossas unhas tem três camadas: uma profunda e mais fina, que recobre o leito, uma intermediária, que dá volume, e uma superficial que reveste a placa como um todo e é composta por células desvitalizadas (enfraquecidas). Pra começar, a melhor maneira de lixar as unhas é sempre usar a lixa em um só sentido: dos cantos para o centro das unhas. Dessa forma, a lixa sela a ponta da unha, deixando-a mais lisa e evitando o aparecimento de lascas e fissuras. , ao fim do processo, você perceber que existem ainda algumas rebarbas (aqueles fiapinhos que sobram), passe a lixa na ponta da unha, de baixo pra cima, rápida e delicadamente.

Para manter as unhas saudáveis, apenas lixar da forma correta não é o suficiente. O ideal é apará-las regularmente, lixá-las e passar sempre um óleo com vitamina E. Isso dá mais flexibilidade às unhas o que as deixa menos quebradiças.

Tipos
O tipo de lixa também influencia muito na saúde das unhas. Por conta da fragilidade da anatomia das unhas, as lixas devem ser macias e delicadas. Lixas muito ásperas podem fazer com que as camadas se separem. Quando isso acontece, se formam fissuras que deixam as unhas mais suscetíveis a rupturas e quebras. Também não é indicado lixar a superfície das unhas pois o desgaste da lâmina as deixam frágeis e quebradiças.

Formatos
O formato das unhas também ajuda a diminuir o risco de quebra. Unhas ovais são ideais para unhas fracas que têm maior tendência à quebra. Nos pés, a melhor opção é o formato quadrado, que diminui o encravamento, pois reduz as chances da unha entrar na pele do canto do dedo ao caminhar.

Riscos de Infecções
Quem costuma deixar os dedos de molho para amolecer as cutículas deve ter o hábito de lixar as unhas antes. Unhas úmidas quebram com mais facilidade e tem mais risco de contrair micoses, alergias e infecções. Para evitar transtornos, o ideal é usar sempre sua própria lixa.

Não tem desculpa pra não fazer sua bolsinha de manicure, seguir pro salão com ela e utilizar suas próprias ferramentas. Higiene é sagrado para uma boa saúde. Não dê bobeira! Prevenir é sempre melhor que remediar.

Marcações

Você também pode gostar

Deixe uma resposta