Qual a quantidade de água devemos beber por dia

Água é fundamental para a vida de qualquer ser humano. Mais da metade do nosso corpo é formado por ela. E um dos nossos maiores erros é beber água quando estamos com sede, pois esse é um sinal de desidratação. Beber dois litros de água é o que o senso comum recomenda, mas você sabia que existe um cálculo específico para definir a quantidade de água que se deve beber por dia?

Quem vai esclarecer essas e outras dúvidas é a médica nutróloga, Ileana Moraes.

Entrevista

FALA, ILEANA MORAES!

Blog Sobrancelhas.com:  Escutamos muito que devemos consumir, no mínimo, 2 litros de água por dia. Esse cálculo é padrão para todo mundo ?

Essa regra de 2 litros de água por dia seria uma forma simples de estipular o valor minimo diário. Mas existe a forma mais fidedigna de calcular isso e deixar a ingesta hídrica individualizada. O ideal seria calcular de 35 – 45 ml por kg de peso. Por exemplo , um individuo com 60 kg consumiria de 2100ml a 2700ml de água por dia. Lembrando que essa quantidade hídrica pode aumentar conforme a atividade do individuo e a temperatura externa da região em que mora.

Blog Sobrancelhas.com: Quais os benefícios da água para o nosso organismo ?

A água participa de quase todas as reações químicas que acontecem no nosso organismo. Serve como reguladora da temperatura corporal, através da sudorese. Importante para a excreção de substancias indesejadas, através da urina. Lubrificante de estruturas como articulações, olhos e meninge. Atua em processos importantes como a digestão de alimentos.

Blog Sobrancelhas.com: É verdade que só beber água quando se está com sede é sinal de desidratação?

Verdade. O fato do individuo sentir sede já sinaliza que o mesmo encontra-se desidratado. O correto seria ingerir água a ponto de não sentirmos sede durante o dia.

Blog Sobrancelhas.com: Como criar o hábito de beber água?

Umas das coisas que mais falo aos meus pacientes é que não sentimos falta daquilo que não temos. Com a água acontece o mesmo… Só sentimos sede ou falta de água se oferecermos gradativamente esse elemento ao corpo.
Então uma forma efetiva de melhorar isso e oferecer pequenas porcões ao longo do dia, evitar tomar grandes quantidades.
Para aqueles que não gostam de água , podemos saborizar , ou seja, colocar alguns elementos como ervas, frutas ou ate mesmo raízes para melhorar a palatabilidade dessa água.

E você? Já está se preparando para mudar de hábitos?
Não esqueça de deixar o seu comentário no post 😉

Marcações

Você também pode gostar

Deixe uma resposta