Saiba como criar rotinas em 3 passos

Falar em rotina para muitas pessoas soa chato, engessado. Mas o fato é que as rotinas nos ajudam, e muito, a planejar e prever inclusive algumas ações. Rotinas trazem mais tranquilidade já que são relacionadas com planejamento. Desta forma o tempo é melhor aproveitado e o desempenho rende mais.

As dicas a seguir são da publicitária e instrutora do método GTD (Getting Things Done), Thais Godinho.

“Rotina não é horário ou dias pré-estabelecidos, mas sequência. É saber o que tem que ser feito em cada situação. Você pode ter uma rotina para a hora em que acordar, independente de acordar às 6h ou às 19h. O objetivo de ter rotinas é garantir que tudo o que precisa ser feito seja efetivamente feito, sem você se esquecer de nada, além de dar segurança e sentimento de controle. Rotina não é seguir um cronograma rígido, mas ser flexível e adaptável.”

1) Faça listas – Abrace o maravilhoso e prático mundo das listas, listando o que você precisa fazer, simplesmente. Eu sugiro a você que faça uma lista do que precisa fazer todos os dias de manhã, antes de sair de casa, e uma com todas as tarefas para fazer antes de dormir. Só essas duas listas já ajudam muito porque te colocam no piloto automático nos momentos do dia em que você costuma estar mais cansada(o).

2) Não acredite em soluções da noite para o dia – O que constrói uma rotina é o hábito – o ato de fazer a mesma coisa todos os dias. Então não pense que uma rotina de três dias deu certo ou errado, pois ninguém incorpora um hábito de um dia para o outro.

3) Foque nos períodos mais críticos do seu dia – Quando você costuma ficar mais cansada(o) e sem pique para fazer nada? Em que situações você se sente frustrada(o) por não estar conseguindo se dedicar 100%? Pense em como você pode se equilibrar quando estiver passando por isso. Antecipe determinados momentos e pense em soluções para não perder a cabeça quando acontecer.

Esperamos que tenha gostado das dicas. A rotina realmente é um hábito que deve ser cultivado. Com o dia a dia tão acelerado como o que costumamos a ter a rotina auxilia em não deixar tarefas importantes passarem.

Informações: Vida Organizada

Marcações

Você também pode gostar

Deixe uma resposta