10 atitudes para aumentar a sua autoestima

A autoestima é uma avaliação que fazemos de nós mesmas a partir de emoções, ações, comportamentos ou outro tipo de conhecimento de si.
A autoestima é fundamental para o seu bem-estar mental e físico, já que a aceitação de si mesmo se reflete em cada aspecto da vida.
Na visão da psicanálise, a autoestima está relacionada diretamente ao desenvolvimento do ego. Freud utilizava a palavra alemã Selbstgefühl, especificando dois significados: consciência de uma pessoa a respeito de si mesma (sentimento de si), e vivência do próprio valor a respeito de um sistema de ideais (sentimento de estima de si). É este sentimento de estima de si que Freud descrevia como autoestima.
Como melhorar a sua autoestima?
As pessoas que possuem uma autoestima alta costumam ser mais fortes, resistir a diversas situações, pois acreditam mais em seu próprio potencial de ação. Mas como praticar uma boa autoestima? Vem ver as 10 atitudes que podem te ajudar:
1 – Elimine a culpa
Um dos motivos pra baixa autoestima é o sentimento de culpa. Temos a sensação de que somos culpados pela vida que estamos levando.
Procure eliminar esse sentimento, e procurando ser leve para sermos livres, e que agindo de forma danosa para nós mesmos, a oportunidade de mudança está presente a cada novo dia.
2 – Não se compare com ninguém
Temos a ideia de que vivemos em competição com os outros. E isso nos faz acreditar que o nosso sucesso pessoal ou profissional só será alcançado quando superarmos o de outras pessoas. Deixe as comparações de lado.
Cada pessoa é única, cheia de experiências, dores e felicidades assim como você. Quando se trata da vida, não existe base de comparação: faça o que lhe faz bem.
3 – Não generalize suas experiências
Não é porque você errou no passado que agora irá errar novamente. Liberte-se dos conceitos que criaram para nós, pois podem nos aprisionar.
Podemos nos movimentar o tempo todo e visualizar as situações para que tudo se torne mais natural e leve.
4 – Confie em si
Não espere que os outros te deem motivação pra você agir. Encontre forças em si pra confiar em seus movimentos e leve a vida pra onde você deseja. Assim, é muito mais fácil conseguir alcançar seus objetivos, pois sua mente já está inclinada em acreditar no sucesso.
5 – Seja mais compassivo com seus erros
Não deixe que o erro cometido seja razão pra que você desanime. Se você consegue perdoar os outros, precisa conseguir perdoar a si mesmo também. 
6 – Entenda o que funciona pra você
O que te faz sentir mais autoconfiante? Um exercício? Aprender algo novo? Praticar a solidariedade? Encontre o que funciona para a sua situação e volte a isso sempre que sentir sua autoestima diminuindo. 
7 – Seja sincero com você mesmo
Da mesma forma que não é legal mentir pros outros, mentir pra nós mesmo também não é. Por isso, seja sempre sincero com as suas dificuldades e facilidades.
Abrace suas fraquezas e suas forças, mantendo o equilíbrio da mente com relação à cada uma delas.
8 – Agradeça
Quando notamos todo o bem que nos cerca, o bem que há de dentro de nós e nas nossas atitudes, fazemos um mundo melhor e mais feliz. Por isso a gratidão tem força de cultivar as melhores experiências.
9 – Comemore suas vitórias
Sua vida com certeza não é feita apenas de erros, né verdade? O fato de você estar vivo e com saúde, já é motivo pra ser comemorado. Comemore as pequenas vitórias  todo novo objetivo alcançado, e que isso te leve em direção do seu equilíbrio físico e mental.
10 – Viva no presente
O mais importante do ato de crescer é viver o agora! Não importa o que foi feito e o que irá acontecer. Você tem que focar no hoje, no agora. Viver no presente é o melhor presente que você pode dar a si.
Gostou das dicas? Quer saber mais sobre os cuidados com a saúde mental da mulher? Basta clicar aqui pra saber mais!

Leave A Reply

Navigate