5 curiosidades incríveis da história das sobrancelhas

Embora nem sempre recebam a devida atenção e cuidados, as sobrancelhas têm papel fundamental na composição e harmonização dos traços do rosto. São responsáveis também pela força do seu olhar, pela sua expressividade e até pela comunicação corporal . 

Bom, sabendo da importância das suas sobrancelhas e do quão importante são os cuidados com elas, vamos, resumir em apenas 5 tópicos, algumas curiosidades históricas bem interessantes sobre o design de sobrancelhas, makes e ícones do assunto. Confira:

1 – Você sabia que os primeiros a “fazer as sobrancelhas” foram os antigos gregos? 

Pois é, na Grécia antiga foi desenvolvido um instrumento de depilação chamado estrígil, uma barra de aproximadamente 30 cm, que removia os pelos, inclusive das sobrancelhas. A prática da depilação nesse período era principalmente utilizada por atletas, mas homens e mulheres de uma maneira geral também tiravam os pelos com este instrumento.

 

 

2 – Você sabe o que é sinofris? 

Outra curiosidade dos gregos: as mulheres que nasciam com sinofris ou monocelhas (aquelas sobrancelhas em que os pelos se unem de um lado para o outro) eram consideradas abençoadas pelos deuses!

3 – Você sabia que a primeira maquiagem de sobrancelhas foi feita pelos egípcios? 

Consta na história do Egito o fato de serem precursores da maquiagem, eles usavam tintas naturais em seus olhos e sobrancelhas para realçá-las. No Egito Antigo, uma sobrancelha bem marcada refletia poder. 

Elizabeth Taylor representando a rainha egípcia Cleópatra no cinema.

 

Não à toa, para complementar o desenho natural, acredita-se que Cleópatra tinha o hábito de escurecer as suas sobrancelhas, além de arquear e de alongá-las. Ela também escurecia o contorno dos olhos, que já era comum à época, e usava uma maquiagem bem expressiva na região dos olhos. 

4 – Você já reparou que a Monalisa, do famoso quadro de Leonardo da Vinci, não tem sobrancelhas?

 

Talvez você ainda não tenha reparado (olhe de novo a foto), mas a famosa pintura da Monalisa do Leonardo DaVinci não tem sobrancelhas! 

Na verdade, a maioria das pinturas clássicas da Renascença Medieval, entre os séculos XIV e XVII, costumavam ilustrar mulheres sem sobrancelhas!  Naquela época, além de moda, havia uma forte influência da igreja católica para que isso fosse o padrão. A igreja considerava que qualquer pelo mostrado por uma mulher era impuro e representava a luxúria. 

5 – Você sabia que o Brasil tem a maior especialista do mundo em sobrancelhas?

Pode se orgulhar! A maior especialista em sobrancelhas do mundo é nossa! A marca Sobrancelhas Design (no Brasil) e Eyebrow Design nos demais países é a maior franquia de sobrancelhas do mundo. O Grupo SD já possui mais de 500 unidades comercializadas no Brasil, Estados Unidos, Europa e América Latina e possui também uma marca própria de make com qualidade internacional: a SD MAKE•UP. Para falar com a gente e viver a “experiência SD” clique aqui e seja bem-vinda! 

Em tempo, para saber mais sobre como empreender com essa franquia de sucesso, clique aqui e venha fazer parte dessa história!

Boa leitura e até a próxima! 

Leave A Reply

Navigate