5 dicas para cuidar bem da reputação digital de uma franquia

Se você está considerando entrar para o lucrativo mercado de franquias ou já faz parte dele, a reputação digital da sua marca precisa ser bem administrada. Em tempo: reputação digital é o que é falado sobre a sua empresa na internet e como isso pode impactar diretamente um potencial cliente. No Brasil, o site Reclame Aqui é a maior referência e seus rankings são muito valiosos.

Esse foi um dos temas da 60ª Convenção da IFA – International Franchise Association. Veja a seguir, as 5 principais recomendações, que não por acaso, são seguidas à risca pelos fraqueados da rede líder mundial no segmento, a Sobrancelhas Design:

  1. Defina uma política de resposta e responda!

Decida quem irá responder aos comentários dos clientes. Os donos das unidades devem ser treinados para administrar sua pegada digital e lidar com reações negativas online. E o mais importante: Responda sempre! O cliente que consulta os comentários se sente seguro quando vê que a empresa responde a reclamações e elogios.

  1. Seja verdadeiro

Um dos principais objetivos é criar uma conexão com o cliente e, se possível, desenvolver defensores da marca. O cliente não gosta de resposta automática.

  1. Identifique os padrões e aja

Se as reclamações forem parecidas, verifique se existe algum ponto de melhoria ou mudança que precise ser reportado para a área de operações da rede. Por exemplo, pode ser necessário aperfeiçoar um produto ou treinar melhor um aspecto da prestação de serviço.

  1. Pense na marca e abuse do endomarketing

Existem espaços de avaliação e comentário não só para os consumidores, mas também para os funcionários. Verifique como está a sua reputação como empregador e aja para solucionar os problemas. Funcionários felizes proporcionam uma melhor experiência

  1. Quanto mais avaliações, melhor

Incentive os franqueados a pedir avaliações. Eles, por sua vez, devem estimular seus funcionários a solicitar os comentários para os clientes. Dar algo em troca sempre ajuda.

Leave A Reply

Navigate