7 formas de prevenir o câncer de mama

O Outubro Rosa é mais que um mês de conscientização, é um alerta para que você cuide de si mesma e preste atenção nos sinais do seu corpo em todos os meses do ano.
E para que as mulheres tenham ainda mais munição para a luta contra o câncer de mama, listamos para você 7 maneiras de prevenir a doença:
1. Faça uma mamografia por ano.
A partir dos 40 anos de idade, recomenda-se que todas as mulheres façam uma mamografia anualmente. Em caso de antecedentes familiares, a recomendação é que o exame seja feito a partir dos 35 anos. Caso o câncer de mama seja detectado no início, o tratamento pode ser iniciado o quanto antes, aumentando as chances de cura.
2. Faça o autoexame das mamas todos os meses.
De 5 a 10 dias após o início da menstruação, faça o autoexame. Nesse período as mamas estarão menos inchadas, evitando assim que os efeitos naturais da ação hormonal da menstruação não sejam confundidos com tumores cancerígenos.
3. Tenha uma alimentação saudável.
A alimentação saudável é uma grande aliada no combate ao câncer de mama, e o mais indicado é que todas as mulheres sigam uma refeição balanceada, incluindo frutas, verduras, grãos e legumes.
4. Pratique exercícios físicos regularmente.
Sair do sedentarismo é excelente para a saúde de maneira geral. Com apenas 30 minutos de caminhada por dia, as chances de desenvolver câncer de mama serão reduzidas.
5. Tome sol.
Pesquisas sugerem que mulheres com baixos níveis de Vitamina D têm um risco maior de câncer de mama. Tomar apenas 15 minutos de sol já é capaz de proporcionar ao seu organismo mais do que a recomendação diária de Vitamina D. Mas não esqueça do filtro solar! 
6. Reduza o consumo de álcool.
Pesquisas já demonstraram a relação entre o consumo de álcool e o câncer de mama. A ingestão diária de um copo de vinho ou cerveja corresponde ao aumento de 1% nas chances de desenvolvimento da doença. E quanto maior a quantidade, maior o risco. 
7. Conheça o seu corpo.
Conheça a aparência e a forma normal dos seus seios. Se encontrar algo estranho, consulte o médico.

Leave A Reply

Navigate