Esse é um questionamento constante entre empreendedores iniciantes e tema de debates nos corredores de MBAs, congressos, workshops e feiras de negócios. Para ajudá-lo ouvimos especialistas e fizemos um resumo do resultado. Confira e deixe também a sua opinião nos comentários.
As vantagens de uma franquia
- Um dos benefícios mais citados é que existe um menor risco na hora de investir, se comparado a aplicações financeiras ou ter uma marca própria, principalmente porque se trabalha com algo que teve sucesso, algo que já foi testado e comprovado por outros operadores em atuação.
- O aprendizado sobre a operação é mais rápido. Existe um modelo, previamente estudado e planejado, sobre como se deve agir nas mais diversas situações, ou seja: pode-se economizar no processo de “acerto e erro” durante a jornada.
- Não há a necessidade de se investir em uma campanha de marketing própria (a franqueadora já faz isso), pois a marca, em tese, já é conhecida entre seu público alvo.
- Os números de pesquisas de mercado também apontam a franquia como um melhor negócio nesta comparação. Segundo o Sebrae, a taxa de mortalidade de uma franquia chega a ser 5 vezes menor do que abrir o próprio negócio.
- Economia de escala, com redução do custo médio de produção e do preço pago pelos insumos, uma vez que o maior volume de compras aumenta o poder de negociação junto aos principais fornecedores da rede; fornecedores, troca de experiências e maior presença da marca no mercado;
As desvantagens:
- Não se tem muito controle estratégico da gestão da marca.
- Alto valor de entrada na maioria das grandes marcas de franquias. Felizmente, este não é o nosso caso. Saiba mais.
- É preciso investir no ponto e na sua infraestrutura para se adequar às exigências da franqueadora.
As vantagens de uma marca/negócio próprio:
- Há uma maior autonomia e liberdade sobre o negócio.
- Você pode iniciar com qualquer valor e qualquer capital de giro, dependendo do negócio.
- Não há obrigação de seguir um padrão.
Desvantagens de uma marca/negócio próprio:
- Maior risco do investimento. Pode dar certo ou não. Não há nenhuma garantia de sucesso.
- Este tipo de negócio são mais suscetíveis a insucesso por falta de recursos ou de um bom plano de negócio.
- Maior necessidade de conhecimento e investimento próprio em marketing e pesquisa.
Concluindo…
Desde que o seu perfil não seja de um investidor financeiro, franquia é sempre a melhor opção para empreendedores que não querem correr risco. Desejos e ambições pessoais também podem e devem ser considerados nessa decisão.
Em tempo: Um levantamento do Sebrae também aponta que os empreendimentos ligados à área de beleza pessoal estão entre as atividades mais prósperas nos próximos anos. Isto é uma ótima notícia para quem gosta da área de Saúde, Beleza e Bem Estar e pensa em abrir uma franquia. Fica a dica!
Quer ser um franqueado de sucesso, faturando mais de 1 milhão de reais por ano? Fale diretamente com nossos especialistas, saiba mais clicando neste link.
Boa leitura e até a próxima!