5 dicas para quem quer abrir a primeira unidade de sua franquia

Vanessa Pinheiro
Vanessa Pinheiro
Produtora desde 2012, escritora desde que me entendo por gente. Só sei falar se for escrevendo, se precisar fazer um discurso em público eu provavelmente vou ficar nervosa, gaguejar e no final convidar todo mundo para um churrasco. Meu patrimônio consiste em 4 cachorros, 1 rato e 1 marido.
5 dicas para quem quer abrir a primeira unidade de sua franquia

Se você já decidiu em investir neste mercado promissor, este conteúdo é para você! Preparamos algumas dicas que vão te ajudar nesta trajetória. Confira!

  • Planejamento

O planejamento de um modo geral do seu negócio é ferramenta indispensável. Utilizar planners e listar as ações que precisam ser concluídas periodicamente podem te auxiliar a não se perder mediante a inúmeras tarefas a serem realizadas. Outro ponto essencial, espera que as contas da empresa não se misturem com as despesas pessoais. Faça uma planilha que tenha os gastos fixos, os gastos variáveis e o faturamento esperado no mês. Ao final, faça um balanço e um relatório para mensurar os resultados. Não esqueça as reservas para os primeiros meses de operação e para os períodos de menor faturamento. Lembre-se de que no início o negócio pode demorar um pouco a engrenar. Esteja preparado!

  • Analise cuidadosamente a Circular de Ofertas de Franquia (COF)

COF é um documento onde é necessário que tenha detalhadamente todas as informações do contrato a ser firmado. Deve constar esclarecimentos financeiros, jurídicos, comerciais e operacionais. Pela Lei de Franquia, é exigido que o franqueado receba a COF em mãos, com pelo menos, 10 dias de antecedência. Assim, o futuro empreendedor poderá analisar bem a proposta e validar os dados contidos no contrato.

  • Escolha bem o ponto comercial

Este é um dos itens de maior importância para o sucesso do seu negócio. O local adequado é aquele que gera consumidores suficientes para o negócio acontecer. É interessante analisar a visibilidade, o fluxo de pessoas, o acesso e até mesmo o passado do local. Se ainda tem dúvidas sobre o lugar, é indicado que você peça orientação ao franqueador e contar com todo o know-how de quem entende do assunto.

  • Uma boa administração

O empreendedor precisará de preparo, gestão e bom relacionamento interpessoal. Por isso, é necessário investir no processo de aprendizagem da gestão de negócio e frequentar cursos de formação. Além do mais, é de responsabilidade do franqueado manter os padrões de qualidade da empresa que vai investir, por isso a equipe de funcionários deverá ser orientada para manter o padrão da franquia. Aproveite ao máximo os programas de treinamento oferecidos pelo franqueador que repassará os conhecimentos fundamentais para o time. Assim, estarão alinhados e regrados para andar em conjunto no desenvolvimento do negócio.

  • Tenha dedicação em tempo integral

O envolvimento e trabalho do franqueado no dia a dia é essencial. Assim, a empresa tenderá a evoluir mais rápido. Prepare-se para trabalhar muito, e logo, obter o sucesso como fruto de muito esforço!