Muitas dúvidas podem surgir com a decisão de abrir uma franquia. Na hora de escolher a marca perfeita para investir seu tempo, esforço e capital, é preciso pesquisar bastante a respeito do segmento, do público, do mercado, da concorrência e do histórico da empresa. A seguir, confira dicas valiosas para eleger de forma mais assertiva a franqueadora:
1 – Escolha um ramo com qual se identifique
É essencial que o empreendedor se identifique com o ramo e o tipo de negócio que quer adotar. Escolher uma atividade que lhe dá prazer garante mais chances de bons resultados.
2 – Pesquise o histórico das marcas
Após escolher o segmento, procure quais as marcas de mais destaque dentro dele. Em seguida, busque quais delas possuem modelos de negócios disponíveis. Essa etapa requer cuidado e atenção! Investigue sobre o tempo da empresa no mercado, quantas unidades possui e a opinião dos consumidores. Além disso, visite as lojas e converse com outros franqueados. Dessa forma, é mais fácil reconhecer possíveis prós e contras.
3 – Analise bem a COF
A Circular de Ofertas de Franquias (COF) é o documento que o franqueador deve entregar ao interessado dez dias antes da efetivação da compra da franquia, no qual constam todas as suas regras e as definições dos papéis de ambas as partes. Leia com calma antes de assinar a minuta do Contrato de Franquia.
4 – Saiba qual sua real capacidade de investimento
Vale lembrar que, além do investimento inicial para a implantação, você precisará ter capital de giro e uma reserva para manter a empresa durante os primeiros meses, enquanto o prazo de retorno esperado não é alcançado.
5 – Aproveite os treinamentos oferecidos pela franqueadora e respeite as normas definidas
Tenha em mente que os primeiros meses de funcionamento são de aprendizado e amadurecimento do seu negócio. Participe de todos os treinamentos e receba as orientações repassadas pela franqueadora. Além disso, lembre-se de que você deve atuar conforme o que foi acordado em contrato.
6 – Dedique-se ao seu negócio
É um grande erro pensar que, por se tratar de uma franquia, a sua empresa não precisará do seu empenho pessoal e do seu acompanhamento no cotidiano. O empreendedor precisa avaliar de perto o andamento do negócio, se relacionar com o público, motivar a sua equipe e estar a par de tudo que acontece dentro da empresa.