Como a dieta pode prevenir sinais de envelhecimento?

Com a idade, há acúmulo de proteínas, lipídeos, carboidratos e falhas do DNA celular em relação a organismos mais jovens. O processo de envelhecimento patológico tem impactos moleculares, comportamentais e sociais.
Os hábitos alimentares têm papel central em todos os fatores associados à redução do envelhecimento precoce ou acelerado e o aumento da longevidade.
Não é apenas a pele que envelhece, o organismo como um todo sofre os efeitos da idade e à medida que ela avança, há menor necessidade de calorias e maior de nutrientes. 
Então uma dieta com baixa caloria e baixo índice glicêmico, que inclui carboidratos complexos, vegetais, legumes e frutas, que são fonte de fibras, vitaminas, antioxidantes e probióticos. Proteínas magras e vegetais, além de boas gorduras, como o azeite de oliva, castanha e frutas, aliados a um consumo adequado de água, são essenciais para o processo de envelhecimento bem-sucedido.
Por outro lado, a restrição do consumo calórico excessivo junto à uma redução na ingestão de açúcares, carboidratos refinados, proteínas gordurosas e processadas gorduras modificadas, sal, bebidas alcoólicas em excesso, são condicionais para a manutenção da saúde ao longo do processo de envelhecimento.
Aproveite para ler aqui sobre os alimentos que aumentam a sua imunidade!

Leave A Reply

Navigate