Como anda o mercado de franquias? E por que seguiu em alta mesmo na pandemia?

Que o ano de 2020 foi difícil sob vários aspectos, inclusive o financeiro, por motivos óbvios, todos nós sabemos. O Covid-19 foi o grande vilão do ano e o pior: ainda não foi embora. Contudo, a economia voltou a dar sinais de recuperação, mesmo agora enquanto, infelizmente, vivemos uma segunda onda da pandemia em algumas cidades. 

Apesar de tudo, 2021 promete! Um bom exemplo disso são as novas unidades da franquia Sobrancelhas Design, recentemente inauguradas em Pompeia-SP, Campinas-SP, João Pessoa-PB e Brasília-DF.  

Sim, há luz no fim do túnel. Na verdade, muita luz! Além do surgimento das vacinas, a veia empreendedora do Brasileiro segue em alta, principalmente quando o assunto é franchising ou mercado de franquias, se preferirem.

Segundo Jorge Duro, especialista em franquias do IAG – Escola de Negócios da PUC-Rio, investir em uma franquia é uma opção interessante, mais segura e com mais chances de sucesso do que começar um negócio sozinho, principalmente nesse momento. De acordo com o especialista, franquia é uma opção ainda mais segura e interessante se comparada também a investimentos no mercado financeiro. 

A vantagem que você tem ao abrir uma franquia é que você está responsável pelo sucesso do seu empreendimento, você tem mais controle do negócio e não fica à mercê de fluxos econômicos ou de políticas, você não fica ‘ao sabor’ do mercado financeiro” – Jorge Duro.

Para Davi Vasconcelos, consultor de negócios do Inova Franquias, esse é um momento único e cheio de grandes oportunidades no mercado de franquias. Sim, é hora de investir, para colher os frutos muito em breve e aproveitar as garantias que só uma grande rede de franquia pode oferecer ao empreendedor. 

CONHEÇA ALGUNS NÚMEROS DO MERCADO

De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado de franquias brasileiro é um dos mais estáveis e continua registrando crescimentos contínuos. Dessa forma o setor obteve um percentual de aumento de 6,1% no terceiro trimestre de 2019.  

Esse crescimento é percebido pela comparação em relação ao ano anterior, 2018, quando o setor no mesmo período faturou R$ 44,4 bilhões, enquanto que em 2019 o faturamento saltou para R$ 47,2 bilhões. Os números do último ano ainda não foram consolidados, mas pelos relatos dos próprios empreendedores do setor e pela quantidade de franquias abertas, mesmo em um ano atípico, podemos concluir que o franchising brasileiro segue firme e forte!

MERCADO DA BELEZA EM ALTA

Ainda de acordo com a pesquisa, todos os 11 segmentos de atuação do franchising tiveram resultados positivos em 2019. Sendo assim, as possibilidades de bom desempenho atendem a todos os setores. Destaques para os segmentos de alimentação e da beleza, onde o Brasil é o segundo maior mercado do mundo em pleno crescimento.

Diante desses resultados positivos, é possível perceber que a alta mediante o aumento do faturamento, corresponde ao aumento de unidades franqueadas de um ano para o outro. No total o índice está 6,9% maior que em comparação com o ano anterior.

 

Além disso, o aumento de franquias em 2019 foi de 5,1%. Dados que também corresponde a uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Dessa forma, outro fator muito importante que favorece o setor é o de oportunidade de emprego geradas pelo mercado de franquias. Somente entre 2018 e 2019, os postos de trabalho dentro do franchising cresceu 4,8%. Ao todo, existem 1,34 milhão de brasileiros atuando em franquias no Brasil.

Quer saber mais sobre este robusto e crescente mercado?  Fale diretamente com os especialistas da Sobrancelhas Design, maior franquia de serviços especializados em sobrancelhas e cílios do mundo. Seja um franqueado de sucesso! 

Boa leitura e até a próxima! 

Leave A Reply

Navigate