Como aumentar a produtividade no home office?

Trabalhar sem conforto de casa pode ser uma ideia incrível, não é mesmo? Mas será que com o passar do tempo a produtividade pode ser um empecilho?
Como ser mais produtivo em casa, com tantos estímulos e possibilidade de distração diferentes? Então se liga nessas dicas que a gente vai te dar logo abaixo:
– Planejamento de tarefas
O mais importante é uma organização. Saiba exatamente o que você deve fazer durante o dia, usando uma agenda, por exemplo.
Faça um checklist e, conforme você para realizar as tarefas, marque e pule para a próxima tarefa.
– Tenha um ambiente propício para o trabalho
Trabalhar na cama com o computador no colo é pedir pra se distrair e não conseguir produzir direito, né? Então, pense em um ambiente próprio pra trabalhar. Caso você não tenha um escritório em casa, fique em um local que não tenha muita interferência externa.
– Procure eliminar o máximo de distrações
Por estar em casa todos os dias, as tarefas domésticas podem acabar tirando o seu foco. Se comprometa em cumprir o planejado para o dia e evite as distrações. Trabalhe com qualidade.
– Determine os horários de trabalho
Uma das maiores vantagens de você trabalhar em casa é poder flexibilizar os horários. Mas isso não quer dizer que você vai trabalhar 24h por dia ou trabalhar pouco.
É preciso equilíbrio entre as tarefas e o lazer. Avalie o período que você produz mais e organize o dia a partir disso. 
– Nunca use pijama
Em hipótese alguma trabalhe de pijama. Primeiro porque pode haver uma emergência e você acabar tendo que participar de reuniões online.
Segundo porque você pode acabar confundindo as funções do trabalho com as de casa. Tente separar bem isso. O ideal é tomar banho, colocar uma roupa confortável e partir pra produção.
– Crie metas
Além do planejamento diário, crie metas para aumentar sua produtividade. Objetivos curtos, médio e de longo prazo colaboram pra que se consiga melhor organização e sair da zona de conforto.
Caso você consiga cumprir as metas, o que você acha de uma recompensa? Se motive diariamente a ser melhor.
– Tire intervalos
Não pare sempre que sentir vontade. Tenha disciplina e obedeça ao horário de pausa para regular sua rotina. Intervalos de 10 a 15 minutinhos são o suficiente pra manter o rendimento.
– Mantenha a mesa organizada
É bem difícil, ou impossível, de ter um bom rendimento em um ambiente desorganizado. A bagunça confunde, atrapalha, desanima e pode tirar seu foco. Por isso, deixe a mesa organizada, os papéis em pastas ou gavetas.
– Beba água
Não esqueça de beber água ou de se alimentar nos horários corretos. É comprovado que a água estimula o cérebro.
– Arrume a mesa quando acabar
Você tem hora pra acabar o trabalho, certo? Então, quando encerrar as atividades arruma os papéis, canetas e o que mais você usa no dia. Faça o seu checklist das tarefas realizadas e deixe tudo organizado para o dia seguinte.
– Se comunique
Continue se comunicando com os seus colegas de trabalho, seu chefe, seus fornecedores e seus clientes.
Não deixe que o trabalho remoto te torne apenas uma pessoa atrás da tela de um computador, um desconhecido. Sempre que possível faça reuniões presenciais com clientes e fornecedores, se você for seu próprio chefe.
mas se você for funcionário, é ainda mais crucial. Informe ao seu chefe quando abrir os trabalho e mantenha contato frequente com ele
– Saia do trabalho no fim de semana
Se sua jornada na semana chegou ao fim, ótimo! Levante-se e saia do escritório (ou do local que você estipulou pra trabalhar) na sua casa.
É importante que você não se torne um refém do trabalho dentro da própria casa. Se sua jornada acabar às 18h, levante da cadeira às 18h e faça alguma outra atividade.
Afinal, se você estivesse de se locomover para o escritório todos os dias, não estaria disponível 24h por dia, né mesmo?
Vantagens do home office:
  • Independência e autonomia;
  • Flexibilidade de horários;
  • Boa alimentação;
  • Redução do estresse relacionado ao trânsito;
  • Privacidade;
  • Redução de custos;
  • Facilidade para ter outro tipo de renda;
  • Otimização das tarefas.
Desvantagens do home office:
  • Confundir os ambientes;
  • Excesso de trabalho;
  • Isolamento;
  • Preconceito;
  • Dificuldade para tirar o tempo de lazer.
Clique aqui para saber quais as ferramentas que podem salvar o seu home office e bom trabalho;)

Leave A Reply

Navigate