Como o uso do celular antes de dormir afeta o sono?

Você usa o celular antes de dormir? Provavelmente sim. O uso do celular antes de dormir se tornou um hábito de muitas pessoas. 
Nem todos sabem, mas esse hábito pode ser prejudicial pra saúde. Hoje em dia, o celular faz parte da vida de todo mundo e é raro encontrar quem tenha dificuldade em desconectar da tela antes de dormir.
A ciência já estuda os efeitos da vida com os olhos em frente às telas por longas horas no dia, inclusive antes de dormir.
A luz emitida pelas telas dos aparelhos eletrônicos é inibidora do hormônio do sono, a melatonina. É a chamada luz azul, embora pareça amarela, mas é assim que é percebida pelo nosso cérebro, pois é azul.
O que diz o estudo?
O estudo diz que o comprimento de luz azul aumenta a atenção, o foco e o tempo de reação. Tudo isso é altamente benéfico para as atividades rotineiras.
Mas a noite, ela causa o efeito contrário: extremamente prejudicial ao sono, já que interfere na produção de melatonina e, por consequência, no ciclo circadiano.
Outros estudos sugerem uma ligação entre a exposição à luz à noite com alguns tipos de câncer, diabetes, doenças cardíacas e obesidade. 
Foi feita uma comparação entre os níveis de melatonina de pessoas que expostas à luz interna brilhante que usavam óculos de bloqueio de luz azul com pessoas expostas à luz fraca normal sem usar óculos.
Como os dois grupos tiveram os níveis hormonais parecidos, ficou constatado que luz azul é um potente supressor de melatonina.
E a exposição à luz de LED?
Além dos aparelhos eletrônicos, as lâmpadas de LED fazem parte das nossas vidas. Elas são muito mais eficientes em termos de energia do que as lâmpadas incandescentes antigas. Mas, também tendem a produzir mais luz azul. 
Um pesquisador de luz na John Carroll University em Cleveland, salienta que as lâmpadas incandescentes comuns também produzem certa quantidade de luz azul. Porém, menos do que a maioria das lâmpadas fluorescentes.
Como evitar a luz azul?
Hoje em dia, é praticamente impossível evitar o contato com a luz azul, pois usamos o celular quase o dia todo. Mas podemos diminuir os efeitos nocivos ao tomar alguns cuidados:
  • Evitar o uso de telas por, pelo menos 2 horas antes de dormir;
  •  Durante a noite, dê preferência a luzes incandescentes ou mais fracas, que tenham menos influência na melatonina;
  • Configure suas telas para que tenham brilho mais amenos a partir das 18h;
  • Sempre que possível, fique exposto ao sol durante o dia pra melhorar a qualidade do sono.
Caso você tenha muita dificuldade pra dormir, procure um profissional. 
Quer melhorar a qualidade da sua vida? Então veja aqui algumas das práticas.
Até o próximo post!

Leave A Reply

Navigate