Como ter uma rotina matinal mais saudável e produtiva?

Vanessa Pinheiro
Vanessa Pinheiro
Produtora desde 2012, escritora desde que me entendo por gente. Só sei falar se for escrevendo, se precisar fazer um discurso em público eu provavelmente vou ficar nervosa, gaguejar e no final convidar todo mundo para um churrasco. Meu patrimônio consiste em 4 cachorros, 1 rato e 1 marido.
Como ter uma rotina matinal mais saudável e produtiva?
Quer começar o dia mais saudável e produtivo? Então adote uma rotina matinal. Quando você desenvolve um ritual com alguns hábitos positivos assim que acorda, você se sentirá mais disposto e motivado.
Depois de alguns dias fazendo as mesmas atividades, elas irão se tornar automáticas. Caso não precise tomar decisões logo pela manhã, você poupa energia e se dedica as atividades mais produtivas. 
Se você tiver um pouco de dificuldade no início, pendure um check-list da sua rotina da manhã até que fique no “modo automático”. Vem ver aqui umas dicas que nós te damos de como estabelecer essa rotina matinal.
Alongue-se
Alongar o corpo assim que sair da cama, ou mesmo antes de se levantar, pode ser um hábito muito saudável. O alongamento fortalece os músculos, reduz a chance de dores musculares e te dá mais disposição.
Você pode fazer alongamento simples, em poucos minutinhos. Por exemplo: ainda deitada, se espreguice com o corpo reto e braços e pernas bem esticadas. Você também pode movimentar o pescoço de forma circular, massagear a nuca, dobrando-se para encostar as mãos nos pés ou fazendo a postura da criança da yoga.
Se alimente bem
Comer bem também é super importante para começar o dia com energia. A produtividade é bastante afetada pela alimentação, pois sem os nutrientes necessários, você tende a se sentir fraca ou sem energia.
As gorduras boas, como as do abacate e ovo, são indicadas pra começar o dia, assim como os carboidratos simples como os da banana. O ovo também se destaca por ser uma boa fonte de proteína, proporcionando mais saciedade.
Medite
A meditação é um exercício de foco e concentração. Não é ligado a religião ou motivações espirituais. 
Enquanto medita, concentre-se na sua respiração, em um mantra ou nas sensações do seu corpo. A prática regular ajuda a evitar estresse e ansiedade, além de ser uma ótima aliada de quem tem insônia. 
Ajuda a melhorar a disposição e aumenta a capacidade de concentração e memória. Uns minutinhos por dia podem fazer uma diferença enorme na sua rotina.
Faça coisas motivadoras
Comece o dia fazendo algo que lhe dê prazer e que seja positivo, especialmente se você acorda cedo. Se sua rotina matinal for agradável, será um estímulo pra sair da cama.
A atividade você escolhe de acordo com seus gostos. Dedique uns minutinhos a cada manhã pra fazer algo que te motive.
Arrume a cama
Arrumar a cama é uma forma de se manter motivado. Dessa forma, você saberá que a primeira tarefa do dia foi completa com sucesso. Isso também vai te dar mais um impulso para seguir e ter um dia mais produtivo.
Além disso, manter a cama arrumada ajuda a alinhar o feng shui, evita alergias, te ajuda a dormir melhor e faz o quarto ficar mais bonito e convidativo. 
Conta pra gente se você já tem essas práticas ou se vai incluir algumas delas em sua rotina matinal! Se um dos seus hobbys é ler, veja aqui dicas de livros sobre beleza.