Crise? O fantástico mercado de franquias dá o exemplo: alguns setores não param de crescer!

Por incrível que pareça, é hora de crescer sim. O mercado de franquias dá o exemplo. Obviamente foi menos do que em um ano típico, mas houve evolução em alguns casos relevantes. Nesse artigo você vai conhecer alguns números desse fantástico e gigantesco mercado do franchising mundial. A boa notícia é que no Brasil os números desse setor também impressionam e colocam o negócio franquia no topo em termos de viabilidade e rentabilidade, mesmo durante a pandemia, a qual esperamos e desejamos, esteja perto do seu final. Portanto, é tempo de crescer, sim. Se cuidem e boa leitura!  

A FORÇA DO FRANCHISING BRASILEIRO 

Sabemos que durante um ano da pandemia, que praticamente parou o mundo, muitas empresas fecharam as portas. Algumas já reabriram, mas outras não voltam mais. Em algumas cidades, quem fechou e reabriu, talvez tenha que fechar – temporariamente – de novo, ou ainda trabalham em regimes especiais de delivery entre outros formatos alternativos. Felizmente, desta vez esse abre e fecha não ocorre simultaneamente e há motivos para otimismo. 

O fato é que entre o fim da primeira onda e o início da segunda, o setor de franquias se mostrou mais sólido do que os demais. Uma verdadeira oportunidade! Vejamos alguns números:

As franquias acabam sendo também uma possível solução – ou até mesmo, uma grande oportunidade de negócio. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento já estava registrando um crescimento de 6,8% no faturamento em relação a 2019. E agora, mesmo durante pandemia, elas ainda são meios poderosos de investimento.

Isso acontece porque as franquias possuem, muitas vezes, um valor de investimento inicial reduzido se comparado a outros formatos de empresas. E, com a perspectiva de crescimento, elas também são oportunidade de inovação. Para os empreendedores que buscam trazer novidades para o mercado, as franquias são soluções práticas de iniciar um novo empreendimento e isso vale para qualquer segmento.

 Segundo o especialista, Rafael Moura, outro ponto está na flexibilização do negócio. “A franquia  possui um fluxo mais transparente, ou seja, ao chegar no mercado você já conta com um suporte e tem uma perspectiva detalhada sobre investimento, crescimento, tempo de retorno e a empresa já passou, certamente, por testes de público-alvo”. Ou seja, você entra em um negócio que já deu certo.

“A franquia  possui um fluxo mais transparente, ou seja, ao chegar no mercado você já conta com um suporte e tem uma perspectiva detalhada sobre investimento, crescimento, tempo de retorno e a empresa já passou, certamente, por testes de público-alvo”

Segundo o Sebrae, em pesquisa recente, publicada em seu site:

– 60% dizem ter criado novos produtos ou serviços.

– 19% encerraram unidades franqueadas (9% repassaram unidades).

Os planos de expansão foram postergados em 24,6% das redes, reduzidos por 27,7% e mantidos por 33,6%. Otimistas, 14,1% dizem que ampliaram as metas para 2020.

A ABF – Associação Brasileira de Franchising divulga os números do franchising baseados nos resultados das Pesquisas Trimestrais de Desempenho do Setor de Franquias no País.

Se considerarmos o recorte do último trimestre do ano passado, em relação ao anterior, alguns números também chamam atenção:

Franquias de dois setores específicos seguiram avançando em plena crise: 

Casa e Construção cresceu 25,6% em relação ao período anterior e o de Saúde, Beleza e Bem-estar com 5,4% de crescimento.

 

Ainda nesse mesmo período, o setor teve um aumento médio de 22,8% no faturamento. 

E POR FALAR EM BELEZA… UMA OPORTUNIDADE

Sobrancelhas Design é uma das 50 melhores Franquias Internacionais do Brasil. Conquistou o Selo Excelência em Franchising da ABF por quatro anos seguidos. Essa é a mais importante chancela do mercado. A rede é destaque também por ter o Melhor Atendimento do segmento pelo Reclame Aqui e ainda conquistou recentemente o Prêmio “Empresa do Ano” pela ABIHPEC e o “Melhores Empresas do Brasil” pela PEGN. São mais de 500 unidades comercializadas no Brasil, Estados Unidos, Europa e América Latina. Isso é a força da marca que vai te ajudar a ter sucesso como franqueado. 

 

Saiba mais sobre esse incrível e rentável mundo de uma franquia de sucesso neste próspero mercado da beleza, que não para de crescer!

Fale agora com um consultor Sobrancelhas Design!  

Leave A Reply

Navigate