Cuidado! Maquiagem vencida pode ser um grande problema

Abra o olho! Maquiagem vencida é um risco não só para o seu look, mas também para a sua saúde. Na hora de comprar qualquer produto, tenha o hábito saudável de verificar a data de vencimento antes. A possibilidade de comprar uma maquiagem vencida é bastante remota, principalmente em lojas exclusivas de grandes marcas, como a SD MAKE•UP, por exemplo, vendidas principalmente nas unidades da Sobrancelhas Design. Neste caso, isso nunca vai acontecer!

Mas, se ainda assim…

Mas se você comprou dentro do prazo, tudo certinho, mas isso foi há muito tempo, você já tinha o produto em casa guardado e resolveu usar e só depois percebeu que ele estava vencido? Muita calma nessa hora! A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) esclarece que, se não houver sinal de irritação na pele, em geral, não há problemas. Mas se houver coceira, vermelhidão ou ardência, a orientação é remover os produtos imediatamente. “Caso perceba algum desconforto ao aplicar o produto na pele, deve-se lavar abundantemente com água corrente e um sabonete líquido suave”, alerta a SBD.

O look também pode ir por água abaixo

Além da a pele ficar sujeita a irritações, manchas ou até doenças, a maquiagem fora do prazo de validade também pode arruinar o visual. Isto acontece porque a fórmula pode ter sofrido alteração com o tempo, perdendo sua função original em relação ao resultado e acabamento esperados, como explica a especialista em maquiagem do Grupo SD, Carla Verçosa.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o prazo de validade das maquiagens – que costuma variar entre seis e 36 meses – é determinado pelo fabricante e leva em consideração o tempo em que é possível manter a estabilidade, a cosmética, a fixação, a cor, o odor e as demais características de cada produto.

No Brasil, o prazo de validade é a partir da data de fabricação da maquiagem. Em produtos importados, há uma indicação com o número de meses da validade na embalagem, e a contagem começa após a abertura do produto. Um batom, segundo a legislação brasileira, por exemplo, pode ter validade de até 48 meses! Como você viu, os prazos são relativamente longos, mas não custa ficar de olho.

Leave A Reply

Navigate