Dê um chega pra lá no cansaço: 4 dicas para aproveitar bem as festas de final de ano

Imagem_2

Você pode e deve se cuidar durante as festas de final de ano. Nada de comer sem freios. Manter a alimentação no ritmo que você é acostumado ajuda bastante a não se sentir sem energia. Isso mesmo! O excesso de massa e açúcar deixa o corpo mais lento.
Então para você que já participou de várias confraternizações e está se preparando para mais algumas temos sugestões para que você evite o cansaço. As dicas são da nutricionista funcional e esportiva, Raíssa Pinheiro.

1) Beba bastante água

A hidratação correta é fundamental para manter o organismo funcionando adequadamente. Auxilia na eliminação de toxinas, no bom funcionamento intestinal e na hidratação da pele em geral.

2) Atenção às bebidas alcoólicas

Evite os excessos, mas caso não seja possível, procure intercalar os copos de bebidas alcoólicas com copos de água para garantir a hidratação.

3) Mantenha uma alimentação balanceada

Faça um lanche antes de ir para as confraternizações. Sair de casa com fome pode ser um perigo, por isso se deve comer um lanche balanceado para não correr o risco de cometer exageros.

Você deve variar as opções, tentar sempre colocar no prato saladas mais coloridas, elas darão saciedade e serão fontes de diferentes nutrientes. Assim quando terminar o jantar pode comer um docinho ou uma sobremesa sem se sentir culpado. Se no jantar for massa ou pizza evitar a sobremesa, o equilíbrio é sempre o melhor remédio.

4) Mantenha as atividades físicas

Sim! Mesmo na época das festas, com o tempo mais reduzido, tente fazer exercício pelo menos duas vezes na semana. O que não deve é deixar de praticar, pois a atividade física tem a capacidade de aumentar a força e resistência, além de melhorar o funcionamento do sistema cardiovascular e enviar mais oxigênio e nutrientes ao corpo.

Além disso o exercício é um ótimo aliado e ele irá ajudar muito a conter os danos da ingestão de comidas mais calóricas no final do ano.
Não precisa ser necessariamente em uma academia. Nadar, dançar, utilizar as escadas, pular, brincar com as crianças, correr com o cachorro, caminhar e passear na praia, mas nunca ficar parado.

5) Evite os excessos

Os excessos podem interferir na saúde se houver um exagero, pois esse exagero, principalmente de carboidratos simples como massas e doces, irá aumentar a glicemia, que se não for usada como fonte de energia (como no exercício) ela será armazenada como gordura.

Geralmente isso acontece quando comemos alimentos pobres em nutrientes e que passam por muitos processos de refinamento, chamados alimentos com calorias vazias, que são alimentos calóricos e pobres em vitaminas, fibras e minerais. Mas isso só acontece se houver um exagero, se comer com moderação e equilíbrio não haverá danos.

Manter uma rotina alimentar rica em alimentos ultra processados como doces, balas e refrigerantes pode deixar o metabolismo mais lento, isso ocorre se fizer parte da rotina. Se for algo esporádico, sempre associando carboidratos com fibras, proteínas ou gorduras poli e mono-insaturadas tais problemas seriam minimizados ou até anulados.

Aproveite as dicas, faça o seu final de ano render e comece 2019 cheio de boas energias!

 

 

Marcações

Você também pode gostar

Deixe uma resposta