Dicas para manter o bem-estar na pandemia

Durante esses meses de pandemia vivemos com medo do contágio. Consumimos muitas notícias sobre o vírus, o isolamento social reformulou as relações pessoais, as medidas de seguranças e as perdas de pessoas próximas ou conhecidas aumentam os níveis de preocupações.
Então essa experiência com a pandemia gera alguns fatores de risco para o bem-estar psicológico como ansiedade, estresse e transtorno obsessivo-compulsivo.
Algumas medidas podem contribuir para a melhoria da saúde física e mental nessa fase de isolamento, como cuidar da alimentação e  praticar exercícios. Listamos algumas dessas medidas que podem te ajudar:
Tenha uma rotina
Tenha horários preestabelecidos para comer, trabalhar, estudar e as demais atividades, pois o seu cérebro se organiza e evita o estresse ou a ansiedade que podem ser desencadeadas nesse período. Então, programe o seu despertador e crie a sua rotina.
Cuide bem do seu sono
Manter essa rotina também é importante para a qualidade do seu sono. Dormir ou acordar em horários diferentes todos os dias pode ser prejudicial a longo prazo. 
Isso também vale para a noite, pois escurecer o ambiente facilita o início do sono, o que inclui a luz dos aparelhos eletrônicos, certo? A alimentação também influencia, pois as bebidas com cafeína ativam mais o cérebro e podem dificultar o relaxamento na hora de dormir.
Evite o excesso de informações
Se manter informado é importante, mas cuidado com o excesso de notícias negativas, pois elas podem desencadear a ansiedade. Então não fique absorvendo informações durante todo o dia, escolha um momento específico pra se atualizar.
Cuidado com as fake news, pois elas também podem causar ansiedade. Busque informações em veículos confiáveis ou fontes oficiais, como o Ministério da Saúde.
Pratique exercícios físicos
A prática de exercícios é uma excelente aliada para dar mais disposição e contribuir para a concentração e a qualidade do sono. 
Para evitar academia, você pode ir a parques. ambientes abertos, dar algumas voltas no seu quarteirão, fazer pequenas caminhadas, exercícios de alongamento ou atividades online
Cuide da sua pele
Ter dedicação com a pele contribui para a melhora da autoestima e da saúde mental, principalmente nesse período, pois libera hormônios como a endorfina, responsável pela sensação de prazer. Por isso, cuidar da sua pele pode ser uma ótima maneira de manter o bem-estar.
Protetor solar sempre
A luz dos aparelhos eletrônicos faz mal, assim como a radiação solar. Por esse motivo, mesmo para quem está dentro de casa, o protetor não deve ser dispensado. A recomendação é de uso diário com fator 30 de proteção. Lembre-se de reaplicá-lo.
Hidrate-se
Além de hidratar, participar de praticamente todas as funções do corpo, a água é uma das grandes responsáveis por deixar a pele e as unhas hidratadas. Em geral, a recomendação é ingerir, ao menos, 2 litros de água por dia.
Cuidados com a alimentação
Uma alimentação rica em vitaminas, fibras e minerais faz toda a diferença na produção de hormônios que aumentam o prazer e a satisfação. Você pode aproveitar esse tempo pra variar mais os alimentos e evitar os excessos. 
Escolha atividades prazerosas
Ler, ver um filme, passar um tempo com a família podem te ajudar a aliviar a tensão causada pela rotina ou pelo distanciamento social. Escolha atividades que sejam relaxantes e acrescente-as no seu dia a dia.
Procure jogar
Jogos de tabuleiro são ótimos para exercitar o cérebro, além de ser um passatempo pra curtir só ou com a  família. Aproveite o tempo pra se divertir. 
Aproveite para ver as dicas pra fazer exercícios físicos em casa, clicando aqui

Leave A Reply

Navigate