Ferramentas de gestão que todo empreendedor precisa conhecer – Parte 2

Continuando com o nosso tema, iniciado na última semana, sobre ferramentas simples, porém muito importantes para uma boa gestão de empreendedores de qualquer setor ou segmento, apresentamos mais duas sugestões. Vale a pena conferir. Caso ainda não tenha lido a postagem anterior, basta clicar aqui. Boa leitura e sucesso! 

5W2H   

Segundo o consultor Yuri Ribeiro, da PWR, a ferramenta 5W2H é simples, mas indispensável, é um checklist administrativo de atividades, prazos e responsabilidades que devem ser desenvolvidas com clareza e eficiência por todos os envolvidos em um projeto. O 5W2H tem como função definir o que será feito, porque, onde, quem irá fazer, quando será feito, como e quanto custará.

 

A sigla é formada pelas iniciais, em inglês, das sete diretrizes que, quando bem estabelecidas, eliminam quaisquer dúvidas que possam aparecer ao longo de um processo ou de uma atividade.

São elas:

Os 5W:

  • What (o que será feito?)
  • Why (por que será feito?)
  • Where (onde será feito?)
  • When (quando será feito?)
  • Who (por quem será feito?)

Os 2H:

  • How (como será feito?)
  • How much(quanto vai custar?)

A metodologia 5W2H é formada pelas respostas para essas sete perguntas essenciais de qualquer planejamento, seja de um projeto ou de uma área inteira.

Com essas respostas em mãos, você terá um mapa de atividades que vai ajudar a tornar a execução muito mais clara e efetiva, como vamos explicar!

Ferramentas de gestão de tarefas 

As ferramentas de gestão de tarefas, assim como a matriz de gestão do tempo, servem para definir prioridades e organizar a sua rotina para entregar todas as pendências. O Trello é um dos mais utilizados no mundo e pode ser aplicada na sua vida pessoal, em uma tarefa específica ou na gestão de toda a empresa.

Imagine que você é dono de uma oficina mecânica e precisa controlar as etapas de um conserto de carro. Pelo Jira ou pelo Trello, você cria um checklist até a entrega do serviço e pode separar as tarefas entre “a fazer”, “fazendo” e “feito” de uma forma visual. Assim, o processo é agilizado e os colaboradores sabem o que deve ser realizado.

Outras alternativas são o Quire e o Asana. O primeiro é uma ótima opção individual, já que disponibiliza uma barra com todas as pendências que você precisa resolver e as suas informações. O segundo é excelente para trabalhos em grupo, já que possui chat e calendários compartilhados. 

Uma outra boa notícia, se você estiver pensando em empreender como franqueado da marca Sobrancelhas Design é que, além de todo o suporte de gestão, tecnologia, comercial e de marketing, os franqueados participam regularmente de treinamentos em diversas áreas, inclusive gestão. 

Quer saber mais sobre como fazer parte deste fantástico segmento de beleza, sendo um franqueado de sucesso de uma marca líder, fale agora com um consultor Sobrancelhas Design

Até a próxima!

 

Leave A Reply

Navigate