Ferramentas que todos os empreendedores-gestores deveriam conhecer

Olá, tudo bem?

Se você pretende empreender abrindo o próprio negócio, uma franquia de sucesso Sobrancelhas Design, por exemplo, parabéns! Neste caso, você já começou bem, escolhendo uma marca forte e com muito suporte do franqueador (Isso é muito importante!), esse artigo é para você. 

Nem sempre quem empreende tem formação em administração, marketing ou em gestão, de um modo geral. Portanto, sabemos da dificuldade para controlar todos os aspectos da gestão e ainda pensar no crescimento do negócio. Para facilitar esse trabalho, existem ferramentas para empreendedores que são fáceis de usar e podem ser um diferencial para aumentar a produtividade.

Uma grande vantagem de usá-las é a economia de tempo com atividades corriqueiras e o planejamento do negócio. Com as tarefas mais organizadas, o pequeno empreendedor tem a possibilidade de focar na gestão e encontrar oportunidades para expandir as suas atividades. Vamos ao Top 5 dessas ferramentas essenciais: 

Sistemas de gestão 

 

As primeiras soluções tecnológicas voltadas para as empresas eram caras, difíceis de usar porque precisavam de instalação nas máquinas e demandavam conhecimento técnico. Porém, os tempos são outros e, com a criação de softwares intuitivos e programas simples, o empreendedor tem a possibilidade de melhorar a gestão em todas as áreas.

A gestão financeira é a mais impactada, pois todas as entradas e saídas são computadas e o patrimônio é calculado automaticamente. Isso substitui aquelas longas horas que o empresário perderia para fazer as contas — e com a possibilidade de erros. Além disso, existem inovações para a gestão de pessoas e do marketing, por exemplo.

Entre as vantagens de utilizar um sistema de gestão, pode-se listar a integração entre os setores da empresa, uma tomada de decisão mais eficiente e a redução dos custos. Ao gerir o negócio com mais organização, o empreendedor consegue conhecer melhor os seus gastos e buscar maneiras de aumentar o faturamento.

Análise SWOT 

A sigla é a tradução em inglês de: Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. Essa é uma ferramenta básica, ensinada em qualquer curso de gestão. Você provavelmente já ouviu falar da análise SWOT, mas está enganado se acha que ela serve somente para grandes empresas. Essa ferramenta é uma pesquisa sobre o ambiente interno e externo da empresa. 

As forças e oportunidades são os pontos positivos, ou seja, aqueles em que a sua empresa se diferencia e quais novas atividades ou produtos você pode oferecer. Já as fraquezas e ameaças são negativas e são aqueles aspectos que merecem atenção para corrigir os erros.

O objetivo de unir essas informações é projetar o crescimento da sua empresa. Com algumas horas de estudo e pesquisas, o dono está preparado para tomar as melhores decisões e se diferenciar da concorrência.

Canvas (BMC)

Não confundir com o  aplicativo de imagens! Estamos falando do modelo Canvas, um otimizador do seu planejamento! Essa é uma das ferramentas para empreendedores mais conhecidas e pode ser aplicada em negócios de qualquer tamanho. A sua criação foi no final dos anos 2000, por Alexander Osterwalder.

O BMC (Business Model Canvas), como também é conhecido, é um painel com nove áreas diferentes, em que tradicionalmente você pode preencher as informações com post-its (aqueles papéis adesivos). Por ali, o empresário planeja os custos, as receitas, os canais de venda e outros pontos importantes.

Uma utilização comum do Canvas é para o lançamento de um novo produto ou para remodelar um negócio. Conheça as nove áreas do Canvas:

 

  • Proposta de valor (diferencial);
  • Atividades-chave (o que você oferece);
  • Recursos-chave (o que é necessário para oferecer valor);
  • Rede de parceiros (alianças necessárias);
  • Segmento de clientes (público-alvo);
  • Canais (por onde a empresa oferece seus serviços);
  • Relacionamento com o cliente (contato com os consumidores);
  • Estrutura de custos (os gastos principais da empresa);
  • Fluxo de receitas (como será remunerado).

 

 

Uma dica é criar um resumo do seu Canvas de maneira que ele ocupe apenas uma página e tenha um apelo bem visual.

Matriz de Gestão do Tempo 

Sabe aquela sensação de que você tem muita coisa para fazer, mas pouco tempo disponível? Ela pode ser resolvida com a Matriz de Eisenhower, que é uma ferramenta indicada para definir as suas prioridades e organizar todas as tarefas que precisam ser executadas no dia.

Essa matriz funciona com dois eixos (importante e urgente) e quatro partes:

  1. importante e urgente (aquilo que é prioridade);
  2. importante e não urgente (pode ser feito no médio prazo);
  3. urgente e não importante (o que deve ser feito por outra pessoa);
  4. não importante e não urgente (faça depois).

A matriz de gestão do tempo é ideal para aqueles empreendedores que gostam de estar presentes em todas as etapas do negócio. Essa é uma forma de você não se perder nas suas prioridades e deixar de realizar as tarefas mais importantes, o que impacta na sua produtividade.

Uma outra boa notícia, se você estiver pensando em empreender como franqueado da marca Sobrancelhas Design é que, além de todo o suporte de gestão, tecnologia, comercial e de marketing, os franqueados participam regularmente de treinamentos em diversas áreas, inclusive gestão. 

Quer saber mais sobre como fazer parte deste fantástico segmento de beleza, sendo um franqueado de sucesso de uma marca líder, fale agora com um consultor Sobrancelhas Design

Até a próxima!

 

Leave A Reply

Navigate