Hoje é o Dia do Meio Ambiente. Você sabe como cuidar dele?

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado pela ONU no ano de 1972, buscando atrair a atenção das pessoas sobre o tema. Aliás, no Brasil, desde 1981 a primeira semana de junho foi instituída como a Semana Nacional do Meio Ambiente. Além disso, a semana tem como objetivo conscientizar sobre a importância de preservar o meio ambiente.
Afinal, a poluição, a destruição do habitat de diversos animais e o consumo exagerado de recursos naturais, por exemplo, são questões que devemos levantar e nos preocuparmos.
Qual a importância de preservar o meio ambiente? 
A princípio, preservar o meio ambiente é extremamente necessário pois dependemos dele para viver. Sendo assim, ele é o principal responsável pela vida na Terra. Aliás, é aqui que estão todos os recursos naturais necessários para a nossa sobrevivência, como, por exemplo, a água e os alimentos. Logo, se perdermos esses recursos, a vida na Terra pode acabar. 
Vem ver abaixo as dicas importantes que separamos para você ajudar a preservar o meio ambiente:
1- Preserve as árvores
Não realize podas ilegais e nunca desmate uma área. É importante também não colocar fogo em propriedades, pois isso pode atingir matas preservadas.
2- Cuide bem dos cursos de água
Nunca coloque lixo em rios, lagos e outros ambientes aquáticos e, principalmente, preserve a mata em volta desses locais. Essa mata protege contra erosão e assoreamento.

3- Não pesque em épocas de reprodução
Obedeça às regras que indicam a quantidade de pescado permitida. Também é importante não realizar a caça ilegal.
4- Nunca compre animais silvestres sem registro
Ao comprar animais ilegais, você está construindo para o tráfico de animais, um problema mundial que afeta a biodiversidade de uma região, podendo até mesmo levar espécies à extinção.

5- Cuide bem do seu lixo
Nunca jogue lixo no chão, importando-se sempre com o destino adequado dele. Separar o lixo reciclável é importante para diminuir a quantidade de lixo nas grandes cidades.
6- Reutilize, reaproveite e recicle tudo que for possível
Utilizar caixas e plásticos, por exemplo, para guardar alguns objetos. Alguns produtos podem virar itens de decoração. O importante é sempre ter em mente que quanto mais diminuímos a nossa produção de lixo, mais preservamos o meio ambiente.

7- Reduza o consumo de água
Para isso, basta criar maneiras de aproveitar melhor água, como reutilizar a água da máquina de lavar, armazenar a água da chuva, não lavar calçadas com água e diminuir o tempo de banho.
8- Reduza o consumo de energia elétrica
Evite o consumo exagerado, lembrando-se sempre de deixar aparelhos desligados quando não estiverem sendo usados e apagar as luzes que estão iluminando ambientes desnecessários.
9- Evite andar apenas de carro
Os carros poluem o meio ambiente, por isso, sempre que possível, opte por deixar o carro em casa. Você sempre pode optar por utilizar o transporte público de sua região, criar sistemas de caronas, andar de bicicleta ou ainda ir a pé, dependendo da distância a ser percorrida.
10- Compre apenas o necessário
A dica aqui é sempre se perguntar antes de uma compra: Eu realmente preciso? A produção exagerada de produtos ocasiona a exploração de nossos recursos de maneira descontrolada. Assim sendo, só consuma o necessário e só adquira produtos realmente importantes.
Preservação X Conservação Ambiental
Aliás, quando o assunto é meio ambiente, os termos “preservação” e “conservação” são confundidos com frequência. Veja a diferença entre eles: 
Preservação Ambiental: É a proteção sem intervenção do homem.
Conservação Ambiental: É a proteção com uso racional da natureza, através do manejo sustentável.

Por fim, é importante que cada um faça a sua parte para que o nosso planeta seja preservado 🌳💚

Leave A Reply

Navigate