Práticas essenciais para o seu bem-estar

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera a saúde como um estado completo de bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de enfermidades.

Para estarmos bem, nós precisamos cuidar de todas as esferas de nossa vida e realizar as práticas de bem-estar. Cuidar do nosso corpo e das nossas emoções em todos os ambientes em que somos afetados, como família, trabalho, amizade, relacionamento …

Cultivar o equilíbrio em todos como ramificações da vida em meios de práticas constantes é o que deixa nossa mente saudável. Se libertar de fr perdidas, culpas, desentendimentos e outras emoções nocivas é um caminho longo, mas pode começar com algumas tarefas interiores, como as quais vamos abordar abaixo:

1 – Acalme a sua mente

O primeiro passo para o seu bem-estar é parar e diminuir o ritmo por alguns minutinhos. Pare, respire e crie mais intimidade com você mesmo e com sua mente. Na rotina do dia a dia, acabamos nos esquecendo de ficar um tempinho em silêncio, refletindo. 

 A prática da meditação é comprovada para o bem-estar, especialmente como forma de cultivo a saúde mental. 

2 – Faça o que tem que ser feito

Resolver as pendências quanto antes é uma das formas de aliviar o estresse, diminuir a culpa e melhorar o bem-estar. Uma das formas de fazer isso e focar na realização das metas. Procrastinar é nada mais do que encontrar justificativas para nossa falta de força de vontade. Quando não temos a quem justificar, fazemos o que deve ser feito e assim, teremos a sensação de dever cumprido.

3 – Criar verdadeiras

Essa é uma das melhores práticas para o nosso autocentramento, que afetam nosso bem-estar. Quando criamos verdadeiras, desenvolvendo interesse pelo outro, tiramos um pouco o foco de nossas preocupações e nos damos conta dos infinitos universos que existem além do nosso. 

Isso alivia a nossa mente e nos ajuda a formar relações de parceria, que beneficia um ao outro sem que seja o objetivo de estar perto e nos doar.

4 – Sonhe a si mesmo

Sempre somos capazes de exercer o papel que nem sempre se encaixam com nossas vontades, nossos desejos mais profundos. Entretanto, não estamos presos nas concepções que foram desenhadas para nós. 

Cada um de nós pode exercer seu potencial humano mais pleno, superando as dificuldades emocionais e visões limitantes.

Conseguir sonhar é olhar para além do que nos é oferecido, encontrar nossas aspirações mais profundas e desenhar passos para alcançá-las. Criar metas e objetivos nesse sentido é mais uma das práticas que nos impulsiona ao bem-estar

5 – Abrace como suas incertezas

Ao acertar de reagir, se culpar, culpar os outros, se estressar ou sofrer com aquilo que acreditamos ser verdade, porque não questionamos nossas verdades e abraçamos como incertezas da vida?

Nos atentar onde colocamos seriedade e peso, reconhecendo que nem tudo o que acreditamos ser certo é da forma para todos, nos liberta de sentimentos negativos como a culpa, a pressão e a dor.

Na próxima vez que um sentimento se manifestar automaticamente, podemos sorrir para nossa confusão interna e externa, olhando e agindo ao contrário de reagir aos impulsos criados por nossas certezas.

Essas e outras práticas de bem-estar podem acontecer em conjunto, com a ajuda de profissionais especializados no funcionamento da mente. Quer saber mais dicas de saúde e bem-estar? É só clicar aqui! 

Leave A Reply

Navigate