Quer saber quais alimentos aumentam a imunidade? Vem ver!

Manter o sistema imunológico funcionando bem é um dos fatores que aumentam a nossa qualidade de vida, já que ele é o responsável por combater microorganismos causadores de variadas doenças, como gripe e resfriado. Inclua na dieta alimentos que aumentam a imunidade, pois é uma boa forma de ampliar a proteção.
Investir na alimentação saudável propicia benefícios para o corpo e pra mente. Por isso, selecionamos alguns alimentos que aumentam a imunidade para você adicionar no seu dia a dia. 
Alho e cebola
Essa dupla é a base inicial da preparação de qualquer comida na cozinha. A cebola e o alho são ricos em vitaminas A, C, E e do complexo B, que são antioxidantes e também combatem o estresse e o desânimo.
Além disso, contêm selênio e alicina, substâncias poderosas para fortalecer o sistema imune e afastar o risco de tumores. Como se não bastasse, são ricos em elementos anti-inflamatórios, antiparasitários, antivirais, antibacterianos e antifúngicos, compondo uma defesa de primeira contra resfriados, gripes e infecções em geral.
Frutas cítricas
Vitamina C e repouso é a receita mais famosa no combate à gripe. As frutas cítricas contêm grandes quantidades da substância, que é antioxidante e contribui de modo significativo para o aumento da imunidade.
Além disso, a vitamina C é facilitadora da absorção do ferro no organismo — está aí a razão para aquela laranja no prato da feijoada! Além da laranja, o limão, a acerola e o kiwi são riquíssimos em vitamina C. Ela também é encontrada no brócolis, no pimentão e no tomate.
Gengibre
O gengibre é muito conhecido por seu poder anti-inflamatório e termogênico.  Rico em vitamina B6 e C, tem ação bactericida e é um forte combatente das dores e inflamações da garganta. Se você tem dificuldade de incluí-lo nas refeições, aposte em fatias finas no seu chá!
Beterraba
A beterraba contém altas doses de fibras, potássio, cálcio, magnésio e vitamina C. Isso faz com que a raiz seja um alimento potente para fortalecer a imunidade e, adicionalmente, suavizar os efeitos do envelhecimento.
Fígado
O fígado contém vitaminas A, D e do complexo B, além de ser rico em ferro.
Consuma moderadamente, principalmente se você sofrer com doenças crônicas do coração, uma vez que o fígado tem alto teor de colesterol. As gestantes também devem ficar atentas, em especial no primeiro trimestre da gravidez.
Salmão
O salmão é um alimento reconhecido pelos seus benefícios à saúde, como melhorar a memória. Regula as células do sistema imunológico e a presença de propriedades anti-inflamatórias, ajudando também no combate à tendinite e à depressão. 
O peixe é rico em ômega 3, que ajuda a manter o sistema cardiovascular longe das inflamações. 
Agora que você sabe quais são os alimentos que aumentam a sua imunidade, pode incluí-los em sua alimentação logo hoje. Lembre-se que uma alimentação balanceada aliada à prática de exercícios físicos são excelentes formas de manter a saúde em dias. 
Aproveite pra ler aqui as dicas imperdíveis pra fazer exercícios físicos em casa.

Leave A Reply

Navigate