Saiba os benefícios da esfoliação facial

Vanessa Pinheiro
Vanessa Pinheiro
Produtora desde 2012, escritora desde que me entendo por gente. Só sei falar se for escrevendo, se precisar fazer um discurso em público eu provavelmente vou ficar nervosa, gaguejar e no final convidar todo mundo para um churrasco. Meu patrimônio consiste em 4 cachorros, 1 rato e 1 marido.
Saiba os benefícios da esfoliação facial
A gente vem falando muito sobre skincare por aqui, né? Mas o assunto de hoje é mais voltado pra esfoliação Esse passo pode até acabar passando batido na sua rotina de cuidados. 
Mas você sabe pra que serve e quais os benefícios de esfoliar o rosto? Ou então como e quando fazer a esfoliação? Vem descobrir aqui com a gente a importância da esfoliação pra pele.
Primeiro passo, saiba que existem diferentes tipos de esfoliação. Tem a facial, a corporal e até a capilar! Mas o nosso foco hoje é apenas a facial.
O que é esfoliação e pra que serve?
A esfoliação é um dos passos da rotina de cuidados com a pele, mas não deve ser feita todos os dias, tá? A nossa pele está exposta a impurezas, raios solares, oleosidade e resquícios de maquiagem, e tudo isso acaba prejudicando a pele. E é aí que entra a esfoliação. O papel dela é remover as células mortas e as impurezas, pra manter a pele saudável e bonita, deixando-a bem macia e luminosa.
Como fazer uma esfoliação facial?
Antes de cuidar da sua pele, é fundamental que você saiba qual o seu tipo de pele, lendo esse post aqui. Pois cada tipo de pele tem uma necessidade diferente. Então, se você tem pele oleosa o ideal é esfoliar duas ou três vezes por semana, já quem tem pele sensível deve ter mais cuidado e esfoliar a cada 15 dias.
Passo a passo da esfoliação facial
Pra fazer a esfoliação facial você deve usar um esfoliante específico para o seu tipo de pele, ou ver aqui uma receita caseira de máscara facial esfoliante,  e NUNCA um esfoliante corporal. Além disso, nada de esfoliar a região dos olhos e boca com o esfoliante facial, já que são regiões mais sensíveis e também tem produtos específicos para essas regiões. Vamos para o passo a passo?
  • Com o rosto úmido, aplique o esfoliante fazendo movimentos circulares com os dedos de forma delicada, com uma leve pressão em todo o rosto, com cuidado pra não irritar a pele. Faça isso por alguns minutinhos;
  •  Em seguida, lave o seu rosto com água e o sabonete específico para a limpeza;
  • Depois da esfoliação e da limpeza, é hora do hidratante facial. É muito importante hidratar a pele após a esfoliação, mesmo a pele oleosa. Depois da hidratação você pode aplicar água termal pra acalmar mais sua pele;
  • Caso você faça a esfoliação pela manhã, não esqueça de aplicar o protetor solar.
Quando não esfoliar o rosto?
Em dois casos: quando se tem muitas acnes ou machucados na pele ou se você tiver fazendo tratamento com ácidos, pois a pele fica mais sensível. Nesses casos, a esfoliação pode acabar irritando mais a pele e pode piorar a situação.
Quantas vezes devo esfoliar o rosto?
Não pode esfoliar o rosto todos os dias. Você pode esfoliar a cada 15 dias, caso contrário você irá agredir sua pele e causar danos. Veja aqui de quanto em quanto tempo você deve esfoliar seu rosto de acordo com o seu tipo de pele:
Pele normal e seca: de uma a duas vezes por semana
Pele oleosa: duas a três vezes por semana
Pele sensível: a cada 15 dias
Pele com acne: evite esfoliar caso tenha muitas acnes
Benefícios da esfoliação facial
Como você viu, a esfoliação é muito importante na saúde da sua pele. Veja aqui todos os benefícios:
  • Remove as células mortas;
  • Desobstrui os poros;
  • Amenize as linhas de expressão e rugas;
  • Elimina manchas e marcas de acne;
  • Melhora a textura da pele, deixando-a mais lisa;
  • Controla a oleosidade;
  • Previne a formação de espinhas e combate cravos;
  • Melhora a absorção dos outros produtos do seu skincare.
Agora que você sabe os benefícios e como esfoliar a sua pele, vem ver os erros mais comuns do skincare, lendo esse post aqui.