Será que você está errando nos cuidados com o seu cabelo? Vem ver!

A gente já falou aqui sobre os cuidados com os cabelos e de como devemos ter o hábito de preferência-lo sempre bonito e saudável. Tanto que hoje há uma variedade de máscaras, tratamentos e vitaminas capilares. Tudo pra que a saúde e aparência dos nossos fios obtidos sempre que impecáveis, mas nem sempre todo esse esforço e cuidados são necessários se você cometer alguns erros. Veja aqui quais são e como você pode resolvê-los.
1 – Ficar com toalha molhada na cabeça 
O problema não é a toalha na cabeça, mas o tempo que ela fica. Deixar a toalha por muito tempo pode abafar o couro cabeludo e o ambiente úmido e quente pode ajudar na proliferação de fungos no couro cabeludo, e até mesmo na própria toalha. Podendo assim, desencadear coceira, irritação ou uma dermatite seborreica, por exemplo.
2 – Esfregar a toalha para secar
Deve ser evitado pois os fios são muito frágeis, principalmente quando estão molhados. Quando você esfrega a toalha sem cabelo molhado, ele quebra com facilidade. Há também a mudança na carga elétrica dos fios, causando o frizz e abertura das cutículas, deixando o aspecto opaco nos fios.
3 – Não lavar o cabelo com frequência
Se o seu cabelo é liso ou ondulado, o ideal é dia sim, dia não (ou todos os dias se para oleoso). Manter o couro cabeludo limpo ajuda no crescimento e desenvolvimento dos fios. Então por isso, manter a higiene regular é importante para evitar os processos inflamatórios do cabelo. 
4 – Não retirar o excesso de produtos
Retirar os resíduos de shampoo, cremes, máscaras capilares é muito importante pra manter o brilho e a saúde dos fios. O acúmulo de resíduos de cremes e pomadas pode aumentar a proliferação de fungos, além de deixar os fios opacos e impedir que os ativos do tratamento penetrem na fibra capilar.
Por isso, recomendamos que você se aposente todo o produto durante a lavagem e, caso haja necessidade, use shampoo anti resíduos para uma higiene mais profunda (só não pode usar todos os dias, tá?).
5 – Cabelos presos o tempo todo

Deixar os cabelos presos pode abafar o couro cabeludo e aumentar o surgimento de inflamações e proliferação de fungos. Além disso, dependendo da forma como os fios ficam presos, isso pode levar à quebra capilar.
Pessoas que usam cabelo tracionado para trás, como rabo de cavalo, todos os dias e de forma contínua, podem ter inflamação em volta do folículo, causando alopecia grave. Isso também ocorre com aplique.
Por isso, quando for prender os cabelos, escolha grampos com as pontas arredondadas ou prendedores especiais que evitem a quebra dos fios.  Prenda sempre os cabelos secos de forma que o couro cabeludo.
6 – Pentear com força
Pentear os cabelos com força pode aumentar o frizz e facilitar o ressecamento e a formação das pontas duplas. Pode também causar algum trauma no couro cabeludo, acelerando a queda dos fios. Penteie com os fios ainda úmidos e com algum creme para pentear ou leave in próprio para o seu tipo de cabelo.
7 – Não limpar a escova ou pente
Limpar a escova e o pente impede a proliferação de bactérias e fungos que vão direto pro seu couro cabeludo. O ideal é fazer essa limpeza a cada 15 dias.
8 – Exagerar nas agressões
Tintura, alisamento, secador e chapinha diariamente  danificam muito o cabelo devido à alta temperatura.
O ideal é que, nesse caso, faça o uso de produtos com termo protetores que ajudam na proteção térmica dos fios, reduzindo os danos causados pela chapinha e secador.
9 – Lavar o cabelo a noite
O seu cabelo deve ter um tratamento especial, já que ele é uma moldura do seu rosto. Estão sempre expostos ao sol, à formulados, à alta temperatura e às partículas. 
O ideal é lavar os cabelos ainda de dia, e mesmo secando com o secador, deixar ele “respirar” por mais 3 horas no mínimo. Essa respiração evita que os folículos úmidos, ou ligeiramente úmidos, fiquem abafados no travesseiro, podendo acumular fungos e bactérias no local. 
Veja aqui quais são os cuidados com os cabelos para personalizar-los bonitos e saudáveis.

Leave A Reply

Navigate