Sofre com menopausa? Saiba que a atividade física é a melhor amiga

Sabemos que exercícios físicos são de extrema importância em todas as fases da nossa vida, não apenas nas fases onde os hormônios estão mais baixos.
Na adolescência é ótimo, pois ajuda no fortalecimento e desenvolvimento. Para os idosos, o fortalecimento ajuda a impedir a perda da massa muscular.
Algumas pessoas acreditam que os exercícios de força não emagrecem, mas isso é um grande mito. 
Quando você pratica exercícios físicos, o seu metabolismo fica acelerado, mesmo quando você está parado. O acúmulo de gordura deixa o metabolismo lento, enquanto os músculos acabam por deixar o seu sistema mais rápido.
Mulher e a menopausa
A atividade física é uma aliada na fase da menopausa da mulher. É importante que toda mulher enxergue como uma “grande amiga”.
A menopausa é o período onde as funções férteis se encerram, acaba o ciclo menstrual, acaba a ovulação, a mulher não é mais capaz de engravidar e isso acontece porque os hormônios que causam isso, também diminuem no corpo.
Não existe uma regra ou uma data que diga quando as mulheres irão entrar na menopausa, pois cada ciclo fértil depende de cada organismo, mas no geral, a menopausa acontece a partir dos 40 anos. 
Outros sintomas que também chegam com a menopausa são os calores, suores noturnos e insônia. 
Na menopausa, o modo como o corpo distribui a gordura no corpo da mulher é significativamente alterado. Normalmente elas são acostumadas a ter acúmulo de gordura nas zonas externas, como o quadril e as coxas. 
Exercícios físicos e menopausa
A prática de exercícios físicos, como dissemos, é uma grande aliada da mulher que estão na menopausa, pois os exercícios proporcionam um aumento no processo onde as proteínas são captadas, retidas e estimuladas pelo músculo, desenvolvendo uma maior absorção de cálcio pelos ossos e reduzindo o risco de outras doenças.
A atividade física também ajuda no momento em que promove um alto gasto calórico, pois o esforço acelera o metabolismo, além de gerar um aumento significativo de massa muscular.
Com o aumento da massa, ocorre um maior gasto calórico, mesmo sem realizar atividade alguma, nos horários de descanso e lazer, se gasta mais energia quando a massa muscular é maior, o que é de grande valia para ir contra o acúmulo de gordura interna que surge com a mudança de padrão originada pela menopausa.
Além de todos os benefícios citados acima, a prática de exercícios estimula uma troca de experiências com outras pessoas de diferentes grupos e ambientes, elevando a auto estima e a memória.
Mas além dos exercícios, a alimentação balanceada, rica em frutas, legumes, verduras, fibras e muita água, vai lhe ajudar muito! 
Dica: procure um profissional de educação física e uma nutricionista para contribuir com as informações corretas e manter a qualidade de vida, mesmo na menopausa!!
Quer saber mais sobre a saúde da mulher, como os cuidados com a saúde mental? Clique aqui e leia sobre.

Leave A Reply

Navigate