Você é sedentária? Saiba mais sobre o maior inimigo da sua saúde

A gente sabe que a rotina é corrida pra todo mundo: casa, trabalho, filhos, compromissos e mais um montão de coisa, né? parece até que as 24 horas do dia são poucas. 
Mas algumas coisas devemos priorizar em nossa vida e, uma delas, é a nossa saúde.  Não tirar os exercícios físicos do seu dia a dia, pois essa pode ser uma das piores decisões que você vai tomar.
O problema do conforto
O nosso corpo foi feito pra estar em movimento, a nossa estrutura biológica conta com um sistema organizado que nos permite uma enorme mobilidade.
Tudo foi calculado pra que o corpo humano precisasse do seu movimento pra sobreviver. 
Com a evolução, facilidades foram criadas para melhorar a vida das pessoas. Mas esse conforto todo que temos hoje, como carro, fast food, gera mais preguiça e acomodação que não está sendo saudável pra saúde das pessoas.
Você passa o dia sentada no escritório? Pois saiba que você está indo contra a sua espécie! Quem fica o dia todo sem movimento precisa compensar essa deficiência com atividade física regular.
Os malefícios do sedentarismo
Sempre que alguém deixa os exercícios físicos de lado, a desculpa é sempre a mesma: falta de tempo. Por isso é preciso organização pra dar prioridade à saúde. Esta falta de tempo para cuidar do bem-estar e do próprio corpo mostra uma total inversão de valores, o que é preocupante.
A prática de atividade física moderada é uma das principais formas de prevenção de doenças atreladas ao envelhecimento! E quem se entrega ao sedentarismo se priva de tudo isso!
São inúmeros os benefícios do exercício físico para a saúde em geral, entre eles:
  • Controle do peso;
  • Melhora do perfil do lipidograma;
  • Melhora o humor;
  • Aumento da produção de energia;
  • Sono equilibrado;
  • Maior apetite sexual;
  • Sem contar a socialização e diversão que a atividade traz.
Na correria da rotina a gente se sente cansado, mas depois de praticar uma atividade física, a sensação é de alma lavada e bem-estar, né? Isso porque a prática de exercícios diminui a tensão dos problemas, renova a mente, faz a energia fluir e se renovar. É como se o cérebro se renovasse!
O esforço ao fazer os exercícios e o suor ajudam a esquecer o turbilhão de problemas que temos em nossa mente. O exercício traz a possibilidade da clareza, da oportunidade de repensar e acalmar os pensamentos.
Esta sensação chama-se clareza cognitiva posterior e tem fortes relações com os exercícios. E quem não pratica exercícios está se privando disso!
As causas da obesidade
Uma das maiores consequências do sedentarismo é a obesidade. O mundo todo está enfrentando um surto de obesidade, e atualmente ela é uma das doenças mais preocupantes.
Nos EUA, por exemplo, os americanos estão pesando em média 11 kg a mais do que há 25 anos. 
Há uma epidemia de crianças obesas e isso, com certeza, é um fator cultural. A falta de cuidado com a alimentação e a negligência com os exercícios físicos é algo quase que hereditário, os filhos fazem o que os pais fizeram e por aí vai, mas isso precisa mudar!
A quantidade de carboidratos ingeridos só cresce, as dietas são baseadas em pães, massas, biscoitos, e não existe exercício para compensar tudo isso.
Mexa-se
A solução é simples: é mudar a rotina sedentária por uma rotina que inclua exercícios físicos regularmente! Para que haja uma maior consciência e cuidado com a saúde, afinal a atividade física não é apenas por estética, mas sim por saúde!
Todo mundo pode manter uma rotina semanal de exercícios, basta planejar e achar espaço para o exercício na sua rotina. A sua saúde vai agradecer!
Cerca de 85% da sua saúde depende de seus hábitos! O exercício é um hábito indispensável para quem quer envelhecer com qualidade e manter-se longe das doenças!
O que você acha de começar a se exercitar em casa? Veja aqui as dicas imperdíveis pra isso!

Leave A Reply

Navigate