Você sabe se bebe água suficiente?

Você sabia que o seu corpo dá sinais de que você não bebe água o suficiente? 
Na correria do nosso dia a dia, acabamos esquecendo de beber água. A sensação de boca seca, a própria sede, olhos e pele secos, são alguns dos sinais da falta de hidratação.
A longo prazo, na sua rotina, é possível perceber outros sinais de que o organismo não está recebendo a quantidade ideal de água pra exercer todas as funções vitais.
Fica atenta para os sinais de que você não ingere água o suficiente.
Intestino preguiçoso
Evacuar no mínimo três vezes por semana é muito importante pra sua saúde. O consumo de água está diretamente relacionado a essa frequência.
Ingerir fibras e cereais integrais, aliado com o consumo de água faz com que as fezes sejam expelidas de forma saudável. 
Além disso, manter o intestino limpo facilita a absorção dos nutrientes que ingerimos quando fazemos uma alimentação saudável. Uma coisa está totalmente relacionada à outra.
Infecções urinárias
O sistema urinário também cumpre a sua parte em eliminar as impurezas do organismo e promover uma limpeza.
A falta de água diminui a quantidade de vezes que você urina durante o dia. Logo, os rins deixam de receber a limpeza necessária pra manter o seu bom funcionamento.
Umas das manifestações mais graves com relação ao trato urinário são as terríveis pedras nos rins, que podem causar dores extremas, por conta do pouco consumo de água.
Desempenho cognitivo
O nosso cérebro é composto por 85% de água no total. nesse caso fica fácil identificar que o consumo diário de água é super importante para as atividades cerebrais.
Perda de memória e demora anormal no processamento das informações podem ser sinais de alerta para o cérebro sobre a falta de beber água regularmente.
Um estudo constatou que crianças e idosos têm maior predisposição a terem o desempenho cognitivo afetado pela falta de água no organismo. Eles precisam beber ainda mais água, pra suprir as suas necessidades.
Doenças do trato respiratório
A água facilita o transporte de oxigênio pelo corpo, e por este motivo o sistema respiratório precisa de uma condição úmida para funcionar a pleno vapor. 
Beber água diariamente também auxilia na saúde dos pulmões.
Sensação de cansaço e câimbras
Principalmente nas épocas mais calorosas e tempo seco, com menos chuvas, esse é um sintoma bem comum.
O corpo tende a se sentir mais cansado, enquanto os músculos ficam mais pesados causando as câimbras. Se você estiver a situações desse tipo e passar a se sentir fadigado, pode ser um sinal de que a água no corpo já não é suficiente para mantê-lo funcionando bem. 
Por isso, em épocas mais quentes deve-se ingerir mais água ao longo do dia e com mais frequência.
Como beber água suficiente?
O consumo regular de água é um hábito que vale a pena cultivar. Os benefícios são sentidos a curto, médio e longo prazo.
A recomendação é tentar atingir a marca de beber, pelo menos, 2 litros de água por dia. Mas essa quantidade varia de acordo com seu peso x altura.
Quer saber como melhorar a qualidade da sua vida? Veja aqui algumas dicas práticas.

Leave A Reply

Navigate