Dicas para manter o bem-estar na pandemia

Vanessa Pinheiro
Vanessa Pinheiro
Produtora desde 2012, escritora desde que me entendo por gente. Só sei falar se for escrevendo, se precisar fazer um discurso em público eu provavelmente vou ficar nervosa, gaguejar e no final convidar todo mundo para um churrasco. Meu patrimônio consiste em 4 cachorros, 1 rato e 1 marido.
Dicas para manter o bem-estar na pandemia
Durante esses meses de pandemia vivemos com medo do contágio. Consumimos muitas notícias sobre o vírus, o isolamento social reformulou as relações pessoais, as medidas de seguranças e as perdas de pessoas próximas ou conhecidas aumentam os níveis de preocupações.
Então essa experiência com a pandemia gera alguns fatores de risco para o bem-estar psicológico como ansiedade, estresse e transtorno obsessivo-compulsivo.
Algumas medidas podem contribuir para a melhoria da saúde física e mental nessa fase de isolamento, como cuidar da alimentação e  praticar exercícios. Listamos algumas dessas medidas que podem te ajudar:
Tenha uma rotina
Tenha horários preestabelecidos para comer, trabalhar, estudar e as demais atividades, pois o seu cérebro se organiza e evita o estresse ou a ansiedade que podem ser desencadeadas nesse período. Então, programe o seu despertador e crie a sua rotina.
Cuide bem do seu sono
Manter essa rotina também é importante para a qualidade do seu sono. Dormir ou acordar em horários diferentes todos os dias pode ser prejudicial a longo prazo. 
Isso também vale para a noite, pois escurecer o ambiente facilita o início do sono, o que inclui a luz dos aparelhos eletrônicos, certo? A alimentação também influencia, pois as bebidas com cafeína ativam mais o cérebro e podem dificultar o relaxamento na hora de dormir.
Evite o excesso de informações
Se manter informado é importante, mas cuidado com o excesso de notícias negativas, pois elas podem desencadear a ansiedade. Então não fique absorvendo informações durante todo o dia, escolha um momento específico pra se atualizar.
Cuidado com as fake news, pois elas também podem causar ansiedade. Busque informações em veículos confiáveis ou fontes oficiais, como o Ministério da Saúde.
Pratique exercícios físicos
A prática de exercícios é uma excelente aliada para dar mais disposição e contribuir para a concentração e a qualidade do sono. 
Para evitar academia, você pode ir a parques. ambientes abertos, dar algumas voltas no seu quarteirão, fazer pequenas caminhadas, exercícios de alongamento ou atividades online
Cuide da sua pele
Ter dedicação com a pele contribui para a melhora da autoestima e da saúde mental, principalmente nesse período, pois libera hormônios como a endorfina, responsável pela sensação de prazer. Por isso, cuidar da sua pele pode ser uma ótima maneira de manter o bem-estar.
Protetor solar sempre
A luz dos aparelhos eletrônicos faz mal, assim como a radiação solar. Por esse motivo, mesmo para quem está dentro de casa, o protetor não deve ser dispensado. A recomendação é de uso diário com fator 30 de proteção. Lembre-se de reaplicá-lo.
Hidrate-se
Além de hidratar, participar de praticamente todas as funções do corpo, a água é uma das grandes responsáveis por deixar a pele e as unhas hidratadas. Em geral, a recomendação é ingerir, ao menos, 2 litros de água por dia.
Cuidados com a alimentação
Uma alimentação rica em vitaminas, fibras e minerais faz toda a diferença na produção de hormônios que aumentam o prazer e a satisfação. Você pode aproveitar esse tempo pra variar mais os alimentos e evitar os excessos. 
Escolha atividades prazerosas
Ler, ver um filme, passar um tempo com a família podem te ajudar a aliviar a tensão causada pela rotina ou pelo distanciamento social. Escolha atividades que sejam relaxantes e acrescente-as no seu dia a dia.
Procure jogar
Jogos de tabuleiro são ótimos para exercitar o cérebro, além de ser um passatempo pra curtir só ou com a  família. Aproveite o tempo pra se divertir. 
Aproveite para ver as dicas pra fazer exercícios físicos em casa, clicando aqui