Esse ano muitas pessoas sofreram com medo, apreensão e desconforto devido a pandemia e esses sintomas caracterizam quadros de ansiedade.
Segundo estimativas divulgadas em pelo Organização Mundial da Saúde, só no Brasil a condição atinge cerca de 18,6 milhões de pessoas – aproximadamente 9% da população.
Mas o que se pode fazer para melhorar essa condição que afeta milhares de pessoas no mundo todo? Em primeiro lugar: procurar um acompanhamento profissional. No dia a dia, algumas opções mais práticas também podem ajudar.
Eles podem ajudar a promover bem-estar e extravasar as sensações vividas em momentos de ansiedade. Confira:
- Bolinhas antiestresse
Como forma de aliviar a inquietação é comum buscar alívio a partir do tato em objetos como bolinhas para estresse. Podem ser usados por crianças e por adultos com o intuito de lidar melhor com aflições emocionais.
- Livros de colorir
Os livros de colorir ganharam bastante destaque como passatempo para aliviar as tensões do dia a dia, principalmente como forma de aliviar cargas emocionais entre pessoas ansiosas.
- Japamalas
Os japamalas são cordas utilizadas nas práticas indianas de meditação. O cordão pode servir de forma semelhante a um terço, que funciona como um marcador de quantos mantras foram entoados por quem medita ou pratica yoga. Eles ajudam as pessoas inquietas a relaxarem durante e após a meditação e ajudam a aliviar o estresse e a ansiedade.
- Óleo de erva cidreira
Com o intuito de acalmar pessoas ansiosas ou mesmo em situações pontuais de estresse, o óleo de erva-cidreira é uma possível escolha. É muito utilizado nas práticas de aromaterapia, sendo a essência conhecida por seu efeito calmante.
- Chá de valeriana
Para aliviar a ansiedade por meio de ervas naturais, a valeriana é uma ótima opção. Tem propriedades sedativas e calmantes leves que podem ser aproveitadas na forma de chá de infusão, por exemplo.
- Obra de escrita terapêutica
O livro em forma de caixinha com 100 exercícios de escrita terapêutica é uma ótima opção para quem procura aliviar emoções intensas. Por meio da escrita é possível organizar pensamentos, emoções e articular sentimentos de maneira mais compreensível.
A ansiedade quando em excesso, desencadeia a sensação de mal-estar e te impede de viver a vida com mais leveza, sem tanta angústia em relação ao que ainda virá.
Veja mais práticas essenciais para o seu bem-estar, clicando aqui