Dicas para quem tem a pele mista. Veja os cuidados necessários

Vanessa Pinheiro
Vanessa Pinheiro
Produtora desde 2012, escritora desde que me entendo por gente. Só sei falar se for escrevendo, se precisar fazer um discurso em público eu provavelmente vou ficar nervosa, gaguejar e no final convidar todo mundo para um churrasco. Meu patrimônio consiste em 4 cachorros, 1 rato e 1 marido.
Dicas para quem tem a pele mista. Veja os cuidados necessários
A pele mista é aquela que não é oleosa nem seca. Geralmente a oleosidade é na zona T (testa, nariz e queixo) e ressecamento nas demais áreas do rosto. E essa diferença requer cuidados especiais, que a gente vai te dizer aqui quais são!
Como higienizar a pele mista?
A limpeza ajuda a desobstruir os poros e controlar a oleosidade da zona T. Recomenda-se que a limpeza seja feita duas vezes ao dia. Use um sabonete apropriado para o seu tipo de pele, pois assim não nutri ou ressecada demais a pele.
Os sabonetes líquidos ou em géis neutros são ideais para esse tipo de pele.
Equilibrar o pH da pele
Para equilibrar a pele e prepará-la para a hidratação é indicado o uso de um tônico que equilibra o pH. O produto remove as impurezas mais profundas que não foram removidas com a limpeza. Aplique o tônico com um algodão. O produto possui ativos concentrados e, com algumas gotinhas, você já vê uma diferença na pele, potencializando a ação do hidratante. 
Hidrate o seu rosto
Após tonificar a pele do rosto, o próximo passo é a hidratação. Como a pele mista tem uma área oleosa e outra mais seca, recomenda-se o uso de hidratantes que não aumentem a sua oleosidade, que são as fórmulas livres de óleo, ao mesmo tempo que mantenham a região seca, hidratada. É um produto que equilibra essas características. A hidratação estimula a renovação celular e evita o aparecimento das rugas precocemente, sinais de envelhecimento além de ajudar a equilibrar a quantidade de água em nossa pele.
Reduza os poros dilatados
As pessoas de pele oleosa geralmente têm poros dilatados aparentes. Já no caso das pessoas que têm a pele mista, a área oleosa tende a ter os poros visíveis e serem mais propícias à aparição de cravos e espinhas.
Use sempre protetor solar
A exposição ao sol sem proteção pode ocasionar problemas de duas formas à pele mista. A área mais oleosa pode se tornar ainda mais oleosa quando exposta ao sol, já que a pele fica ressecada e as glândulas sebáceas tentam repor a hidratação, produzindo mais óleo. Já as áreas secas podem se tornar mais ressecadas. Esses são os problemas que podem ser causados pela ausência do protetor.
Esfoliação
A esfoliação também deve ser feita em peles mistas. Nas regiões secas faça esse processo com menos intensidade, pois esfoliar as áreas secas pode deixar a pele mais sensível e ressecada. 
Tá em dúvida sobre qual é o seu tipo de pele? Vem descobrir aqui qual é.