Dicas de filmes para inspirar empreendedores – Parte 3

Vanessa Pinheiro
Vanessa Pinheiro
Produtora desde 2012, escritora desde que me entendo por gente. Só sei falar se for escrevendo, se precisar fazer um discurso em público eu provavelmente vou ficar nervosa, gaguejar e no final convidar todo mundo para um churrasco. Meu patrimônio consiste em 4 cachorros, 1 rato e 1 marido.
Dicas de filmes para inspirar empreendedores – Parte 3

Se inspirar assistindo um bom filme e ainda poder ter bons insights e acompanhado de uma boa companhia, é possível, sim! Segue aqui mais uma série com dicas de filmes que todos empreendedores devem assistir. Eles estão disponíveis na Netflix e Amazon Prime.

Prepare-se, pegue a pipoca e aproveite!

Seguem abaixo as 3 opções inspiradoras para empreendedores de sucesso

A Grande Aposta

Adaptado do livro “The Big Short: Inside the Doomsday Machine”, o filme A Grande Aposta (2016) é sobre a sequência de eventos que levaram os Estados Unidos à crise imobiliária e a subsequente implosão da economia global em 2008.

Quando foi lançado, os críticos do The New York Times afirmaram que o longa deveria ganhar o Oscar de Melhor Filme (ele chegou a ser indicado, mas perdeu para Spotlight: Segredos Revelados).

A Grande Aposta retrata como algumas pessoas conseguiram descobrir, cada uma à sua maneira, que os títulos ligados a hipotecas e oferecidos pelos grandes bancos não eram tão seguros como se pensava.

Nesse cenário, quatro investidores apostaram que a rentabilidade dos títulos concedidos iriam despencar com o aumento da inadimplência.

Steve Jobs

Quando pensamos em marcas revolucionárias, a Apple com certeza é uma das primeiras a ser lembradas. Por isso, diversos cineastas e autores resolveram se arriscar e tentar capturar a essência da empresa que modificou o modo como as pessoas lidam com seus smartphones. Uma das tentativas mais bem-sucedidas foi o filme Steve Jobs, lançado em 2016, com Michael Fassbender no papel principal.

O longa chegou ao mercado já enfrentando resistência após o fracasso de bilheteria de Jobs, estrelado por Ashton Kutcher, e críticos se perguntavam se era mesmo necessário outro filme sobre o fundador da Apple com pouco espaço entre os dois.

Porém, a nova versão traz um executivo mais rígido, mostrando o lado B de Jobs que muitos biógrafos não mencionam.

Steve Jobs foca em três momentos cruciais na carreira do biografado: o lançamento de um computador Macintosh (1984); outro da NeXT, então nova empresa de Jobs (1988); e a chegada do iMac G3 (1998).

A proposta é mostrar Jobs como o grande visionário que ele foi. A passagem de um grande ato para o outro é mostrado pelos noticiários, que mostra uma constante curiosidade da mídia sobre os produtos lançados pela Apple.

De modo geral, o filme mostra os bastidores por trás de uma grande marca e traz um interessante ponto de vista sobre a sociedade que acaba se transformando junto com a Apple.

O filme traz uma lição importante para os empreendedores: quebre barreiras. Seja criativo e o mundo perceberá a importância da sua marca.

A Rede Social

 

Outra empresa constantemente lembrada por empreendedores é o Facebook, que alcançou a marca de US$ 5,1 bilhões de lucro líquido no terceiro trimestre de 2018.

Tudo começou em uma noite de outono em 2003, Mark Zuckerberg, analista de sistemas graduado em Harvard, começa a trabalhar em uma nova ideia. Seis anos depois, Zuckerberg se tornou o mais jovem bilionário da história graças ao Facebook, rede social inventada por ele.

Essa ascensão ganhou proporções cinematográficas em 2010 com o filme A Rede Social, estrelado por Jesse Eisenberg, Justin Timberlake e Andrew Garfield. A obra chegou a ser indicada para o Oscar em oito categorias, incluindo Melhor Filme, Melhor Ator e Melhor Diretor, e levou três estatuetas.

Para muitos críticos, um dos pontos mais louváveis de A Rede Social é que o longa consegue retratar a geração que cresceu com o boom da Internet e, ao chegar à idade adulta, aplica seus conhecimentos no trabalho. Por isso, capta como poucas obras o momento em que vivemos e o que é preciso para empreender com sucesso.

Esperamos que essa seleção que fizemos para empreendedores de sucesso, os inspire a continuar no sonho de ter seu negócio próprio.

Para saber mais dicas, veja a parte 1 aqui e a parte 2 aqui.

Quer se tornar um empreendedor de sucesso? Saiba mais clicando aqui!

Divirta-se e até a próxima!