Como a dieta pode prevenir sinais de envelhecimento?

Vanessa Pinheiro
Vanessa Pinheiro
Produtora desde 2012, escritora desde que me entendo por gente. Só sei falar se for escrevendo, se precisar fazer um discurso em público eu provavelmente vou ficar nervosa, gaguejar e no final convidar todo mundo para um churrasco. Meu patrimônio consiste em 4 cachorros, 1 rato e 1 marido.
Como a dieta pode prevenir sinais de envelhecimento?
Com a idade, há acúmulo de proteínas, lipídeos, carboidratos e falhas do DNA celular em relação a organismos mais jovens. O processo de envelhecimento patológico tem impactos moleculares, comportamentais e sociais.
Os hábitos alimentares têm papel central em todos os fatores associados à redução do envelhecimento precoce ou acelerado e o aumento da longevidade.
Não é apenas a pele que envelhece, o organismo como um todo sofre os efeitos da idade e à medida que ela avança, há menor necessidade de calorias e maior de nutrientes. 
Então uma dieta com baixa caloria e baixo índice glicêmico, que inclui carboidratos complexos, vegetais, legumes e frutas, que são fonte de fibras, vitaminas, antioxidantes e probióticos. Proteínas magras e vegetais, além de boas gorduras, como o azeite de oliva, castanha e frutas, aliados a um consumo adequado de água, são essenciais para o processo de envelhecimento bem-sucedido.
Por outro lado, a restrição do consumo calórico excessivo junto à uma redução na ingestão de açúcares, carboidratos refinados, proteínas gordurosas e processadas gorduras modificadas, sal, bebidas alcoólicas em excesso, são condicionais para a manutenção da saúde ao longo do processo de envelhecimento.
Aproveite para ler aqui sobre os alimentos que aumentam a sua imunidade!