Quer saber quais alimentos aumentam a imunidade? Vem ver!

Vanessa Pinheiro
Vanessa Pinheiro
Produtora desde 2012, escritora desde que me entendo por gente. Só sei falar se for escrevendo, se precisar fazer um discurso em público eu provavelmente vou ficar nervosa, gaguejar e no final convidar todo mundo para um churrasco. Meu patrimônio consiste em 4 cachorros, 1 rato e 1 marido.
Quer saber quais alimentos aumentam a imunidade? Vem ver!
Manter o sistema imunológico funcionando bem é um dos fatores que aumentam a nossa qualidade de vida, já que ele é o responsável por combater microorganismos causadores de variadas doenças, como gripe e resfriado. Inclua na dieta alimentos que aumentam a imunidade, pois é uma boa forma de ampliar a proteção.
Investir na alimentação saudável propicia benefícios para o corpo e pra mente. Por isso, selecionamos alguns alimentos que aumentam a imunidade para você adicionar no seu dia a dia. 
Alho e cebola
Essa dupla é a base inicial da preparação de qualquer comida na cozinha. A cebola e o alho são ricos em vitaminas A, C, E e do complexo B, que são antioxidantes e também combatem o estresse e o desânimo.
Além disso, contêm selênio e alicina, substâncias poderosas para fortalecer o sistema imune e afastar o risco de tumores. Como se não bastasse, são ricos em elementos anti-inflamatórios, antiparasitários, antivirais, antibacterianos e antifúngicos, compondo uma defesa de primeira contra resfriados, gripes e infecções em geral.
Frutas cítricas
Vitamina C e repouso é a receita mais famosa no combate à gripe. As frutas cítricas contêm grandes quantidades da substância, que é antioxidante e contribui de modo significativo para o aumento da imunidade.
Além disso, a vitamina C é facilitadora da absorção do ferro no organismo — está aí a razão para aquela laranja no prato da feijoada! Além da laranja, o limão, a acerola e o kiwi são riquíssimos em vitamina C. Ela também é encontrada no brócolis, no pimentão e no tomate.
Gengibre
O gengibre é muito conhecido por seu poder anti-inflamatório e termogênico.  Rico em vitamina B6 e C, tem ação bactericida e é um forte combatente das dores e inflamações da garganta. Se você tem dificuldade de incluí-lo nas refeições, aposte em fatias finas no seu chá!
Beterraba
A beterraba contém altas doses de fibras, potássio, cálcio, magnésio e vitamina C. Isso faz com que a raiz seja um alimento potente para fortalecer a imunidade e, adicionalmente, suavizar os efeitos do envelhecimento.
Fígado
O fígado contém vitaminas A, D e do complexo B, além de ser rico em ferro.
Consuma moderadamente, principalmente se você sofrer com doenças crônicas do coração, uma vez que o fígado tem alto teor de colesterol. As gestantes também devem ficar atentas, em especial no primeiro trimestre da gravidez.
Salmão
O salmão é um alimento reconhecido pelos seus benefícios à saúde, como melhorar a memória. Regula as células do sistema imunológico e a presença de propriedades anti-inflamatórias, ajudando também no combate à tendinite e à depressão. 
O peixe é rico em ômega 3, que ajuda a manter o sistema cardiovascular longe das inflamações. 
Agora que você sabe quais são os alimentos que aumentam a sua imunidade, pode incluí-los em sua alimentação logo hoje. Lembre-se que uma alimentação balanceada aliada à prática de exercícios físicos são excelentes formas de manter a saúde em dias. 
Aproveite pra ler aqui as dicas imperdíveis pra fazer exercícios físicos em casa.