Você é sedentária? Saiba mais sobre o maior inimigo da sua saúde

Vanessa Pinheiro
Vanessa Pinheiro
Produtora desde 2012, escritora desde que me entendo por gente. Só sei falar se for escrevendo, se precisar fazer um discurso em público eu provavelmente vou ficar nervosa, gaguejar e no final convidar todo mundo para um churrasco. Meu patrimônio consiste em 4 cachorros, 1 rato e 1 marido.
Você é sedentária? Saiba mais sobre o maior inimigo da sua saúde
A gente sabe que a rotina é corrida pra todo mundo: casa, trabalho, filhos, compromissos e mais um montão de coisa, né? parece até que as 24 horas do dia são poucas. 
Mas algumas coisas devemos priorizar em nossa vida e, uma delas, é a nossa saúde.  Não tirar os exercícios físicos do seu dia a dia, pois essa pode ser uma das piores decisões que você vai tomar.
O problema do conforto
O nosso corpo foi feito pra estar em movimento, a nossa estrutura biológica conta com um sistema organizado que nos permite uma enorme mobilidade.
Tudo foi calculado pra que o corpo humano precisasse do seu movimento pra sobreviver. 
Com a evolução, facilidades foram criadas para melhorar a vida das pessoas. Mas esse conforto todo que temos hoje, como carro, fast food, gera mais preguiça e acomodação que não está sendo saudável pra saúde das pessoas.
Você passa o dia sentada no escritório? Pois saiba que você está indo contra a sua espécie! Quem fica o dia todo sem movimento precisa compensar essa deficiência com atividade física regular.
Os malefícios do sedentarismo
Sempre que alguém deixa os exercícios físicos de lado, a desculpa é sempre a mesma: falta de tempo. Por isso é preciso organização pra dar prioridade à saúde. Esta falta de tempo para cuidar do bem-estar e do próprio corpo mostra uma total inversão de valores, o que é preocupante.
A prática de atividade física moderada é uma das principais formas de prevenção de doenças atreladas ao envelhecimento! E quem se entrega ao sedentarismo se priva de tudo isso!
São inúmeros os benefícios do exercício físico para a saúde em geral, entre eles:
  • Controle do peso;
  • Melhora do perfil do lipidograma;
  • Melhora o humor;
  • Aumento da produção de energia;
  • Sono equilibrado;
  • Maior apetite sexual;
  • Sem contar a socialização e diversão que a atividade traz.
Na correria da rotina a gente se sente cansado, mas depois de praticar uma atividade física, a sensação é de alma lavada e bem-estar, né? Isso porque a prática de exercícios diminui a tensão dos problemas, renova a mente, faz a energia fluir e se renovar. É como se o cérebro se renovasse!
O esforço ao fazer os exercícios e o suor ajudam a esquecer o turbilhão de problemas que temos em nossa mente. O exercício traz a possibilidade da clareza, da oportunidade de repensar e acalmar os pensamentos.
Esta sensação chama-se clareza cognitiva posterior e tem fortes relações com os exercícios. E quem não pratica exercícios está se privando disso!
As causas da obesidade
Uma das maiores consequências do sedentarismo é a obesidade. O mundo todo está enfrentando um surto de obesidade, e atualmente ela é uma das doenças mais preocupantes.
Nos EUA, por exemplo, os americanos estão pesando em média 11 kg a mais do que há 25 anos. 
Há uma epidemia de crianças obesas e isso, com certeza, é um fator cultural. A falta de cuidado com a alimentação e a negligência com os exercícios físicos é algo quase que hereditário, os filhos fazem o que os pais fizeram e por aí vai, mas isso precisa mudar!
A quantidade de carboidratos ingeridos só cresce, as dietas são baseadas em pães, massas, biscoitos, e não existe exercício para compensar tudo isso.
Mexa-se
A solução é simples: é mudar a rotina sedentária por uma rotina que inclua exercícios físicos regularmente! Para que haja uma maior consciência e cuidado com a saúde, afinal a atividade física não é apenas por estética, mas sim por saúde!
Todo mundo pode manter uma rotina semanal de exercícios, basta planejar e achar espaço para o exercício na sua rotina. A sua saúde vai agradecer!
Cerca de 85% da sua saúde depende de seus hábitos! O exercício é um hábito indispensável para quem quer envelhecer com qualidade e manter-se longe das doenças!
O que você acha de começar a se exercitar em casa? Veja aqui as dicas imperdíveis pra isso!