Saiba quais são os benefícios da Maca Peruana

Vanessa Pinheiro
Vanessa Pinheiro
Produtora desde 2012, escritora desde que me entendo por gente. Só sei falar se for escrevendo, se precisar fazer um discurso em público eu provavelmente vou ficar nervosa, gaguejar e no final convidar todo mundo para um churrasco. Meu patrimônio consiste em 4 cachorros, 1 rato e 1 marido.
Saiba quais são os benefícios da Maca Peruana
Você já sabe falar na Maca Peruana? O alimento é um tubérculo muito semelhante ao rabanete e nativo da região dos Andes. A maca peruana ficou muito popular devido ao seu poder de aumentar a libido e a fertilidade. 
Ela é fonte de vitaminas e minerais importantes, além de carboidratos e proteínas. Já foi comprovado pela ciência em várias pesquisas que o alimento pode proporcionar para as pessoas e ainda há outros estudos em andamento para esclarecer os benefícios. Vem ver quais são suas propriedades:
1 – Controle da diabetes
A maca peruana permanece a absorção da glicose no organismo devido a quantidade de fibras na sua composição. O seu consumo regular inicia a ação de um enzima que age no processo de digestão e reduz a inflamação associada a doenças crônicas, como a diabetes tipo 2. Nesse caso, ela evita que a insulina seja liberada no organismo em grandes quantidades e aumenta o controle fazer diabetes.
2 – Ajude a emagrecer
Se você quer perder peso, uma maca peruana é uma ótima aliada. O alimento oferece fibras e carboidratos, que contribui para que você se sinta mais saciada. Com a redução do apetite, você consome menos alimentos nas refeições. E as fibras fibras o intestino a funcionar melhor, evitando inchaços abdominais e desconfortos.
3 – Aumenta a fertilidade masculina
Um estudo realizado pela Universidad Peruana Cayetano Heredia (Peru) também comprovou que uma maca peruana influencia na fertilidade masculina. Homens de 24 a 44 anos foram tomados por meses em que receberam doses do alimento. Os pesquisadores chegaram à conclusão de que ocorreu um aumento da quantidade de sêmen e na mobilidade dos espermatozóides, tornando os homens mais férteis. 
4 – Reduz a disfunção erétil
O alimento também traz benefícios para a disfunção erétil. Um estudo analisou homens com o problema. Aqueles que consumiram por alguns meses a maca peruana melhoraram o desempenho sexual em comparação com aqueles que não tiveram acesso ao tubérculo.
5 – Diminui sintomas da menopausa
Mulheres que estão na menopausa podem sofrer com sintomas desagradáveis. Isso acontece porque há uma queda natural do estrogênio nessa fase. Por isso é comum sentir ondas de calor, mudanças de humor, problemas de sono e irritabilidade. Logo, a maca peruana pode aliviar esses sintomas, já que equilibra os níveis hormonais e também interfere no metabolismo ósseo, inibindo a desmineralização. 
6 – Afasta o câncer
A maca peruana ajuda a combater os radicais livres, que podem danificar as células do corpo e causar câncer. Isso acontece porque o tubérculo tem propriedades antioxidantes, onde essas substâncias podem afastar a inflamação do corpo e ajudar na proteção contra o câncer, problemas cardíacos e outras doenças crônicas.
7 – Melhora o humor
O consumo da maca reduz a ansiedade e sintomas de depressão, principalmente nas mulheres na menopausa. Isso ocorre porque o alimento contém compostos vegetais, que são os flavonóides, que causam maior disposição e ânimo. Um estudo comprovou que a maca peruana melhorou os hormônios e aumento da disposição delas.
8 – Protege o coração
O tubérculo pode ser considerado amigo do coração, o consumo regular controla o colesterol ruim (LDL) e aumenta conforme taxas do bom colesterol, além de diminuir a hipertensão e ter efeito vasodilatador, devido à presença do ômega 3 em sua composição. Alguns estudos mostram uma melhora no perfil lipídico e uma redução da pressão arterial em pessoas que consomem uma maca peruana. 
9 – Aumenta o desempenho esportivo
O consumo da maca peruana dá mais energia e aumenta o desempenho de atletas e pessoas que querem praticar atividades físicas. O alimento consumido após o exercício ajuda a reduzir a fadiga musculares, pois está a quantidade de ácido lático e ácido malônico no organismo. 
10 – Turbina a imunidade
O produto fortalece e dá energia. Além de combater o fadiga e melhorar a resistência. Isso acontece porque o alimento aumenta os níveis de antioxidantes importantes no organismo, como a glutationa e o superóxido dismutase. Além de ser rica em vitaminas do complexo B, vitamina C, zinco, magnésio que proporcionam um equilíbrio imunológico no corpo.
Aproveite e veja aqui algumas dicas de como se preparar para os exercícios físicos.